A Educação Corporativa e a Formação Profissional

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A adoção do conceito de Educação Corporativa (EC) no Brasil teve início na década de 90. Até então, a área de “Treinamento e Desenvolvimento” das empresas preocupava-se com o desenvolvimento das habilidades, do trabalhador para a realização de suas atividades. O centro de treinamento tinha como foco o aprendizado individual e os resultados esperados eram o aumento das habilidade do profissional.

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A visão taylorista foi revertida: os processos da área de treinamento, redimensionados; o profissional deve estar em processo contínuo de autodesenvolvimento; e ocorreu a mudança da formação profissional do trabalhador para a educação profissional das empresas.

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas que:

a) objetiva desenvolver as competências, o aprendizado organizacional e atingir o público interno e externo, com aumento de competitividade;

b) vai além do treinamento, proporciona o desenvolvimento e a constante qualificação dos profissionais;

c) visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos colaboradores da organização e não apenas conhecimento técnico e instrumental;

d) desenvolve competências e forma cidadãos para gerar o sucesso da empresa e dos clientes;

e) proporciona aprendizagem baseada na prática dos negócios;

f) difunde crenças e valores da empresa, do ambiente de negócios e a cultura empresarial;

g) deve possibilitar parceria com universidades e instituições de educação geral e profissional e, dessa forma, agregar valor a seus programas;

h) deve proporcionar aos seus colaboradores uma visão global de negócio, com enfoque no capital intelectual;

i) promove a gestão de conhecimento da organização.

A Educação Corporativa e as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do século XXI

A Educação Corporativa deve estar ligada a um plano de ascensão e/ou de carreira, e o profissional envolvido em processo educativo almejará melhores colocações e/ou desafios que lhe possibilitem a utilização do conhecimento construído. Ela deve desenvolver as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do século XXI, segundo a UNESCO:

a) Aprender a Conhecer – conciliar uma cultura geral, ampla o suficiente, com a necessidade de aprofundamento em uma área específica de atuação, construindo as bases para se aprender ao longo de toda a vida;

b) Aprender a Fazer – desenvolver a capacidade de enfrentar situações inusitadas que requerem, na maioria das vezes, o trabalho coletivo em pequenas equipes ou em unidades organizacionais maiores; assumir iniciativa e responsabilidade em face das situações profissionais;

c) Aprender a Conviver – perceber a crescente interdependência dos seres humanos, buscando conhecer o outro, sua história, tradição e cultura e aceitando a diversidade humana. A realização de projetos comuns, a gestão inteligente e pacífica dos conflitos envolvem a análise compartilhada de riscos e a ação conjunta em face dos desafios do futuro;

d) Aprender a Ser – desenvolver a autonomia e a capacidade de julgar, bem como fortalecer a responsabilidade pelo autodesenvolvimento pessoal, profissional e social.

Os líderes e gestores devem assumir papel de educadores e adotar postura responsável pela educação e aprendizagem de suas equipes. De outra forma, o processo educacional na empresa torna-se incompleto, uma vez que objetivos dos profissionais serão frustrados, desperdiçando-se a contribuição da Educação Corporativa, catalizadora da formação profissional e pessoal dos indivíduos.

Profissional e empresa devem falar a mesma língua, em que os cenários reais das organizações são discutidos em sala de aula, podendo-se até corrigir deficiências em seu grupo de colaboradores, utilizando-se, assim, a Educação Corporativa como ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de competências na implantação das estratégias.

Fonte: www.rhportal.com.br, com adaptações.