Após as oficinas, agora é hora de avaliar as competências.
No primeiro semestre de 2019 começou a implementação da Gestão por Competências aqui no CNJ. Foram realizadas várias oficinas para mapear as competências existentes e necessárias às unidades do Conselho.
Agora a Gestão por Competências (GPC) entra na fase de Avaliação de Competências mapeadas nas oficinas. Isso acontecerá por meio do Sistema GESTCOM, elaborado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que é parceira do CNJ no projeto. Os servidores e gestores realizarão uma autoavaliação e serão avaliados pelos gestores imediatos em relação às necessidades de capacitação para cada competência mapeada. Isso acontecerá entre os próximos dias 3 e 13 de setembro.
Mas pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre tudo isso… Então, começando pelo básico, o que são Competências? É o comportamento, observável e mensurável, emitido pela pessoa em seu ambiente de trabalho para o alcance dos objetivos da organização. De forma simples, competências correspondem ao que cada servidor tem que saber e a quais habilidades e atitudes precisa ter para realizar o trabalho.
A implantação do modelo de GPC no CNJ permitirá inicialmente a realização de ações de capacitação que desenvolvam as competências mais necessitadas pelos servidores.
Cabe aqui ainda uma breve explicação: não confunda o Programa de Gestão de Desempenho (ProGD), com a Avaliação de Competências. No ProGD os servidores são avaliados em relação ao seu desempenho no trabalho já realizado, enquanto que com a GPC será possível identificar aquilo que deve ser melhorado, a nível de competências, para o futuro!
A Avaliação de Competências será uma excelente ferramenta para te auxiliar a conhecer suas habilidades e seu potencial de crescimento no Conselho. Então já se programe para participar!
Dúvidas sobre essa etapa da Gestão por Competências? Assista então ao vídeo elaborado pela equipe da UFPA ou entre em contato com a Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio do e-mail gpc@cnj.jus.br ou pelos telefones 2326-5142/5098.
{loadmodule mod_wrapper,GPC no CNJ}
Jônathas Seixas – 5474
Seção de Comunicação Institucional
