Na Europa e nos Estados Unidos da América, hoje é comemorado o dia de São Valentim, popularmente conhecido como Valentine’s Day, traduzido para Dia dos Namorados.
A origem do dia de São Valentim teve início na Europa, e diz a lenda que a comemoração desta data (14/2) remonta à Idade Média. Nessa época, existia um bispo chamado São Valentim que foi proibido por seu imperador romano Claudius II de realizar casamentos.
Porém, desrespeitando as ordens do imperador, Valentim começou a realizar celebrações secretas de matrimônios. O bispo foi descoberto, preso por soldados e, enquanto esperava por sua sentença, se apaixonou pela filha de um carcereiro que era cega.
Antes de sua morte, Valentim deixou uma mensagem de adeus para sua amada, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, na véspera do dia de Santo Antônio (13/6), frei português chamando Fernando de Bulhões, que em função de suas pregações religiosas sempre relacionadas ao amor e ao casamento, depois de canonizado, ganhou fama de “Santo Casamenteiro”.
Dizem que há muitos anos moças desesperadas por um marido tiravam o bebê dos braços das esculturas de Santo Antônio, devolvendo apenas quando encontrassem um noivo. Além disso, ainda é comum hoje em dia moças fazerem promessas para o Santo, deixando-o de cabeça para baixo, prometendo mudar a posição apenas quando encontrarem o tão esperado amor.
Aproveitando o romantismo a que a data remete, a agenda cultural deste fim de semana traz algumas sugestões de programas para os enamorados .

Na quinta-feira (13/2), a Cia Brasilienses de Teatro estreou, no Espaço Pé Direito, o espetáculo “Conto de Inverno”, de William Shakespeare. O grupo interpreta uma história de amor que interliga o tempo, relacionamentos e o homem. As apresentações vão até o dia 24 de fevereiro e acontecem todas as quintas, sextas, sábados e segundas às 21h e nos domingos, às 20h. Para assistir ao espetáculo, é necessário levar 1 kg de alimento não perecível.

Nos cinemas, o filme “Ela”, dirigido por Spike Jonze, conta a história de Theodore, um escritor solitário que se apaixona pela voz do novo sistema operacional de seu computador. A história explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia atual.
Para os casais mais animados, hoje, o projeto Deu Samba apresenta as bandas Mistura Perfeita, Di Propósito e Não Seja Por isso na Asbac (SCES, Trecho 2). Ingressos a R$ 30 (homens) e a R$ 10 (mulheres), até as 23h30.

Outra opção é o bloco de carnaval “Suvaco da Asa”, que acontece amanhã (15/2), a partir de 10h no Quiosque da Codorna (Quadra 10 – Cruzeiro Velho). A entrada é franca.
