Agenda Cultural – Feito por elas, para elas e a cara delas

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Agenda Cultural – Feito por elas, para elas e a cara delas

A agenda cultural deste fim de semana traz uma programação especial para as elas, já que neste sábado, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Há programas feito por elas ou para elas ou que são a cara delas. Confira!

Pra começar, o Instituto Mulheres em Movimento realizará a quarta edição do Passeio Motociclístico, que reunirá os amantes da vida sobre duas rodas para um dia de cidadania, cultura e lazer.

O evento contará com Garage Sale, sorteios, homenagens e shows com bandas locais, além de ambientes destinados especialmente às mulheres. Outra atração é o espaço infantil, que oferecerá muita diversão para a garotada.

A confraternização tem início às 11h. Já o comboio motociclístico sairá às 15h30 e será acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar do Distrito Federal. A entrada é franca, entretanto, a organização estará arrecadando brinquedos e livros para doar a comunidades carentes.

 

Serviço:

Local: Praça da Igrejinha
Endereço: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia | Vila Planalto
Quando: 08/03/2014
Horário: Sábado, a parir das 11h. | Saída do comboio: 15h30.
Preço:entrada franca.
Informações: (61) 8279-9008

Depois que tal ir a uma exposição? 

Thallita faz tratamento contra a doença desde 2010 (Carlos Eduardo Sousa Junior/Divulgação)Os quadros da exposição A beleza da superação traçam a força e dedicação da modelo Thallita Leite, diagnosticada com Linfoma MALT em 2010. As fotografias foram registradas por Carlos Eduardo de Sousa Junior e a mostra está aberta a visitações na Praça central do Pátio Brasil Shopping. As fotos foram clicadas em pontos turísticos da cidade, como Eixão Central e Parque da Cidade. A exposição pretende ressaltar a delicadeza e superação das mulehres nas situações adversas.

O resultado do ensaio pode ser conferido pelo público até 23 de março, durante o horário de funcionamento do shopping (segunda a sábado, de 10h às 22h, e domingo, de 14h às 20h). Entrada franca.

Obsessão Infinita é a primeira exposição apresentada no país que expressa uma pesquisa profunda sobre o trabalho de Kusama, uma das artistas mais originais e inventivas do Japão contemporâneo. A mostra traça a trajetória de Yayoi Kusama do privado ao público, da pintura à performance, do ateliê às ruas. Desde 1977 a artista vive voluntariamente em uma instituição psiquiátrica. 

O caráter psicológico singular e pronunciado de seu trabalho sempre foi combinado com uma generosa dose de reinvenção e inovação formal, produzindo peças que fizeram dela, com justiça, a artista viva mais celebrada do Japão.

Horário: de quarta à segunda, das 9h às 21h
Informações: Data – 19/02/2014 a 28/04/2014

 

Para terminar bem o dia, tem teatro e cinema. 

No fim dos anos  de 1880, em um dia de forte tempestade, três irmãs preparam-se para os seus casamentos arranjados pelo pai. Ilhadas no velho casarão, se questionam sobre suas vidas, seus futuros maridos e seus destinos. 

Casarão ao Vento é a primeira peça de Francisco Alves que levou anos para ser escrita devido às pesquisas, para descrever uma sociedade brasileira decadente no final do século XIX. O espetáculo retrata também, as questões referentes à luta da mulher dentro da sociedade machista.

Com direção de Marco André Nunes, o espetáculo conta com Amanda Grinaldi, Ana Catharina Vicente, Anita Salgado, Bia Kaizel, Felipe Cabral e Isabel Chavarri, no elenco.

Serviço:
Local: Teatro II – Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: SCES Trecho 2
Quando: De 19/02/2014 a 16/03/2014 (Dias 15 e 16 de março haverá sessões extras às 17h)
Horário: Quinta a Domingo,  às 19h
Preço:  R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)
Classificação Indicativa: 18 anos

Dizem que toda mulher gosta de um drama, então que tal este?

Pelo Olhos de Maisie – Em meio ao conturbado divórcio dos pais, Maisie, uma garotinha de sete anos, tenta entender o que se passa. De um lado a mãe, Susanna, uma estrela do rock. Do outro o pai, Beale, um influente galerista. Unindo os dois, a menina, que logo descobre um novo significado para a palavra “família”.

Gênero: Drama
Direção: Scott McGehee, David Siegel
Elenco: Alexander Skarsgard, Julianne Moore, Steve Coogan
Duração: 99 min
Classiificação indicativa: 12 anos
Onde assistir: Cine Cultura Liberty Mall 
Sala: 4 – 14h30 (exceto sábado) e 19h05- Legendado

 

 

Para lembrar – No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).