Algumas dicas para o trabalho em equipe

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Conviver é uma arte. Exige muita disposição para aceitar o outro.

Muito se tem falado sobre o valor do trabalho em equipe para o alcance de resultados cada vez mais produtivos, bem como na sedimentação de clima organizacional que favoreça espaços à criação e à inovação. Porém, a convivência diária requer de cada indivíduo disposição interior para saber lidar com as diferenças e conciliar interesses, propósitos e necessidades. Nos ambientes de trabalho, palco de disputas e descobertas, é muito comum o choque de opiniões, afinal, cada pessoa traz consigo valores, experiências e expectativas distintas.

 

Por isso, manter bom nível de relacionamento interpessoal exige disciplina e alguns cuidados para vencer os desafios cotidianos. Na arte do bom relacionamento interpessoal, algumas dicas são importantes. Vejamos: 

– Seja paciente: não é fácil conciliar opiniões. Exponha seu ponto de vista com moderação. Nem sempre sua opinião será a correta ou a melhor.

– Esteja aberto para novas ideias: aceitar o novo e a ideia de outras pessoas são passos importantíssimos para o alcance de bons resultados e aprendizados. 

– Saiba dividir: compartilhar ideias, responsabilidades e informações faz que a tarefa seja mais fácil de ser resolvida.

– Seja participativo: a solidariedade, a ajuda, a generosidade, o interesse pela necessidade do outro aquece as relações e dá força nos momentos que tudo parece difícil.

– Respeite e aprenda com as diferenças. Cada pessoa é única, singular, trazendo consigo experiências, talentos e valores que quando compartilhados ampliam o conhecimento.

– Dialogue: ninguém tem “bola de cristal” para advinhar o que você pensa ou precisa. Diga o que você sente, exponha com clareza suas necessidades.

– Cuidado com a crítica. Mesmo que necessária, geralmente provoca desastres irreparáveis. As críticas devem ser feitas no campo das ideias de maneira a tornar o ambiente mais construtivo, oportunizando o crescimento do outro.

– Avalie e avalie-se: Não aja precipitadamente. Avalie as possibilidades. Não faça pré-julgamentos. Reconheça seus pontos fortes, identifique os pontos frágeis. Veja no que precisa melhorar, aprimorar. Se necessário, recomeçar.

 

Elizabeth H. de Oliveira . Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoas. MBA em Gestão Administrativa. Consultora e Palestrante.

Fonte: RH Portal