Aprendizado e liderança

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Aprendizado e liderança

Propósito da Liderança – Existe um duplo propósito para a nossa existência, que consiste em estar comprometido ao mesmo tempo com os processos de transformação individual e social. A transformação individual consiste em desenvolver as potencialidades latentes que cada indivíduo possui. Através do desenvolvimento da capacidades específicas relacionadas com a sua nobreza essencial, o indivíduo gradualmente compreende o propósito de sua existência e se sente responsável perante si e a humanidade. Quanto mais o homem conhece a si mesmo, mais responsável ele se sente.

liderarfinalComo pode uma pessoa se preparar para lidera no século XXI? Quais são as atribuições de um líder eficiente neste milênio?

Dois aspectos sobre o futuro que podemos afirmar com alguma certeza são as rápidas mudanças e a grande diversidade. As dramáticas mudanças já notadas nesta década são precursoras de uma sociedade cada vez mais complexa, com grandes mudanças nos valores internos e sistemas. Para ser efetivo, um líder orientado para o futuro deve trabalhar com os aspectos mais abstratos da organização ou comunidade – como cultura, valores, visões, etc. – e também com os aspectos mais concretos. Frequentemente, porém, os aspectos mais abstratos são negligenciados, fazendo com que o processo de mudança seja lento, problemático e mal aceito.

Mudanças podem assustar, deprimir e paralisar, ou podem desafiar, aliviar e enriquecer. O líder transformacional percebe que as pessoas podem ser mais e fazer mais do que normalmente delas se espera.

Neste novo conceito de liderança, o poder tem um papel diferente no processo de mudança. Tradicionalmente, o poder tem sido usado pelo líder convencional para usar recursos de todos para alcançar seus objetivos unilaterais, muitas vezes pessoais. No entanto, a liderança exigida para o século XXI deverá encarar o poder como algo a ser compartilhado. No outras palavras, a nova liderança deve deixar de buscar poder e passar a dar poder aos outros; deixar de controlar as pessoas e sim tratar de capacitá-las a ser criativas. A função do novo líder é encorajar os outros a usarem sua própria criatividade para alcançar os objetivos estipulados de comum acordo.

Fonte: Site RCGG/UFRS