O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, aprovou, em outubro, três planejamentos elaborados pela Secretaria de Controle Interno (SCI) do CNJ: o Plano de Auditoria de Longo Prazo (Palp), o Plano Anual de Auditoria (PAA) e o Planejamento da Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão.

O Plano de Auditoria de Longo Prazo (Palp), previsto no artigo 9º da Resolução CNJ n. 171, de 1º de março de 2013, foi aprovado em 7 de outubro pelo presidente do CNJ. O referido plano, relativo ao quadriênio 2014-2017, tem por objetivo principal garantir mais abrangência das ações de auditoria de forma que abarque todas as áreas do CNJ em determinado período de tempo. O Palp contempla as áreas de gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial; avaliação de controles internos e suas interligações; gestão documental; avaliação de resultados (planejamento estratégico, projetos, programas); gestão das contratações; gestão de recursos humanos, incluindo passivos; e gestão de tecnologia da informação. As áreas ou temas de auditoria abordados neste planejamento são trazidos em seu sentido amplo, a título diretivo, e devem ser detalhados ou acrescidos por ocasião da elaboração do Plano Anual de Auditoria (PPA) específico para cada ano.
O Plano Anual de Auditoria (PAA), por sua vez, objetiva estabelecer o planejamento das atividades de auditoria do CNJ para o exercício de 2014, com vistas a avaliar a gestão dos recursos aplicados e as providências adotadas pelas unidades auditadas, conforme disposto na Resolução CNJ n. 171/2013.
Já o Planejamento da Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão traz um conjunto de ações a serem desenvolvidas em 2014, destinadas a avaliar atos relativos a licitações, contratos e atos de pessoal. Por meio dessas ações, será feito o acompanhamento ininterrupto da gestão, visando à correção de falhas, omissões ou impropriedades, com o objetivo de garantir o devido cumprimento à legislação e aos normativos legais.
Acesse aqui o resumo dos planejamentos feitos pela Secretaria de Controle Interno do CNJ.
Agência CNJ de Notícias
