No seu mês de recesso é possível transformar o tempo em oportunidades de melhorar a sua carreira. Desenvolver novas habilidades, criar novas técnicas profissionais e aprimorar suas capacidades de trabalho são objetivos fáceis de atingir com apenas a realização de cursos. Instituições como a FGV, a UnB, o Senac e o IFB oferecem cursos durante todo o ano que complementam o seu currículo. No inverno são abertos novos cursos em novas áreas e com preços ainda mais acessíveis. Aproveite seu recesso para idealizar novas metas e investir em você!
A Faculdade Getúlio Vargas de Brasília oferece cursos de inverno dentro do programa CADEMP (Cursos de Administração de Empresas) em quatro áreas: recursos humanos, contabilidade e finanças, direito e operações. Os cursos do CADEMP são dirigidos a profissionais que buscam desenvolvimento e qualificação profissional e conhecimentos específicos e práticos para a operação de funções administrativas, de forma objetiva e em curto prazo.
São oferecidos cinco cursos na área de Recursos Humanos: Desenvolvimento gerencial, Excelência no atendimento ao cliente, Gestão e liderança, Negociação e Oratória. Em Direito são oferecidos dois: Direito do consumidor e responsabilidade civil e Formação de pregoeiros. Na área de Operações, o curso de Gerenciamento de projetos e em Contabilidade e Finanças, o curso de Matemática financeira com HP 12c.
Não há pré-requisitos (sem exigência de formação em nível superior) para a inscrição em qualquer um dos cursos; Não há avaliação e/ou provas; Os cursos são estruturados em ciclos, que podem se repetir a cada dois meses, possibilitando adequação à agenda dos participantes; A instituição oferece descontos para Grupos (os descontos não são cumulativos com quaisquer outros oferecidos pela FGV).
Todos os cursos acontecem na unidade da FGV localizada na L2 Norte. Para saber mais, acesse http://mgm-brasilia.fgv.br/

A Universidade de Brasília oferece cursos de idioma para a comunidade. Os interessados em aperfeiçoar ou aprender uma nova língua podem fazer Alemão, Árabe, Coreano, Espanhol, Esperanto, Francês, Grego (Moderno), Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim ou Turco.
A carga horária depende do nível e do idioma escolhido. As aulas são dadas em locais diferentes. Dependendo do curso, elas acontecem no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte; no Setor Comercial Sul, quadra 4, edifício Anápolis, 6º andar, em Brasília, DF; ou nos Campi da UnB no Gama e Planaltina.
O ingresso nos cursos acontece no módulo Básico 1. Admite-se o ingresso em outros módulos, desde que o interessado possua conhecimento prévio do idioma e submeta-se a teste de nivelamento.
O valor do curso varia de acordo com o idioma. Para mais informações acesse http://unbidiomas.net/
Além disso, a UnB oferece curso avançado de conversação em inglês. As aulas destinam-se aos alunos que estejam terminando ou já terminaram o nível avançado e queiram continuar praticando inglês ou precisam ampliar sua competência comunicativa oral.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é a maior organização de de formação profissional do país no setor de comércio de bens, serviços e turismo.
O Senac-DF promove a educação continuada do seu corpo docente por meio de cursos de capacitação, semanas pedagógicas e participação em eventos em outras áreas profissionais. Além disso, há cursos técnicos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância. Confira as opções no site http://www.ead.senac.br
Os cursos oferecidos nas unidades do DF estão disponíveis na revista do Senacdf. Entre eles, há vagas para:
Auxiliar administrativo
O curso ensina a realizar as rotinas do trabalho administrativo das empresas. Ensina o aluno a atuar nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, logística, serviços gerais de escritório e atender fornecedores e clientes. A carga horária desse curso é de 200 horas. Para se matricular no curso o aluno deve ter no mínimo 18 anos e ensino médio incompleto com noções básicas de informática. O custo do curso é de 540,00 reais.
Auxiliar de pessoal
Aprenda a realizar os processos de trabalho do setor de pessoal, auxiliar nos processos admissionais e a elaborar folhas de pagamento, férias, décimo terceiro, rescisão de contrato de trabalho. Os requisitos do curso são: ter no mínimo 18 anos de idade, ter noções básicas de informática e ter no mínimo o ensino médio incompleto. O custo do curso é o mesmo do curso de auxiliar administrativo.

O Instituto Federal de Brasília (IFB), em conjunto com o Governo federal e instituições parceiras, fez um levantamento das necessidades de cursos de qualificação profissional para a população e criou o Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
Esses cursos profissionalizantes são de curta duração e fazem parte da Formação Inicial Continuada (FIC) do Instituto. A carga horária mínima é de 205 horas (246 aulas) e duração de aproximadamente quatro meses. Já os cursos técnicos concomitantes têm uma carga horária que varia de 800h a 1200 horas e com duração de 1 ano e meio a 2 anos. As ualas acontecem no campus de Brasília, da Ceilândia, da Estrutural, do Gama, de Planaltina, do Riacho Fundo, de Samambaia, de São Sebastião, de Taguatinga e de Taguatinga Centro. A relação de cursos com inscrições abertas estão disponíveis em http://www.ifb.edu.br/selecao/cursos-fic/inscricoes-abertas.
