Os projetos de melhoria podem ocorrer tanto nos processos corporativos quanto nos prioritários. Os processos corporativos são aqueles que tangenciam mais de uma unidade funcional e que devem ser analisados ponta a ponta, da geração da demanda ao produto final. Os processos corporativos podem ser prioritários ou não.
Os processos prioritários são aqueles indicados pela alta administração, com base em critérios próprios; os apontados pelo DGE com base nas atividades relevantes; e os que ofereçam riscos a atuação do CNJ identificados por meio mecanismos ou instrumentos de controle.
Quanto ao gerenciamento do dia a dia, os gestores dos processos devem ter atenção aos impactos da estratégia em sua rotina e às demandas por melhoria. Para isso é preciso avaliar o nível de desempenho exigido dos seus processos e a capacidade de entrega dos processos para alcançar os melhores resultados. Em caso de desconformidades, procede-se a análise do processo, define-se e implantam-se melhorias, redesenha-se o processo, estabelecem-se medições e monitora-se o desempenho.
Para a execução dos projetos de melhoria, faz-se necessário a modelagem e análise dos processos, concebendo soluções de melhorias que podem demandar capacitação, definição de políticas e padrões, alteração da estrutura, redesenho de processos e monitoramento e controle.
As melhorias identificadas podem ser relacionadas à otimização e padronização dos processos; à automação de processos; à melhoria de interfaces entre as áreas; à ampliação do relacionamento com a sociedade; à agilidade na tomada de decisão, entre outras.
Ressalta-se que o alinhamento dos processos à Estratégia deve ser um ajuste contínuo entre as diversas configurações que permeiam a cadeia de valor, refletindo o direcionamento da estratégia, das políticas, da estrutura organizacional e de sua cultura.
