
Segundo a norma ISO/IEC 38500, a Governança de TIC envolve a avaliação e a direção do uso dos recursos de TIC para dar suporte à organização no alcance de seus objetivos estratégicos, bem como o monitoramento do seu uso para a realização dos planos estabelecidos. Dessa forma, a governança inclui a estratégia e as políticas para o uso de TIC dentro de uma organização.
Já a Gestão de TI, segundo o mesmo normativo, pode ser definida como o sistema de controles e processos necessários para o alcance dos objetivos estratégicos institucionais.
Ao DTI cabe, interna e externamente, gerir e viabilizar a implementação das estratégias, políticas e projetos de TIC. Internamente, sendo sua responsabilidade o provimento e a sustentação das soluções necessárias para o pleno atendimento das necessidades finalísticas do CNJ.
Externamente, em conjunto com o Comitê Nacional de TIC, sua atuação se faz presente na Governança do Poder Judiciário, elaborando e implementando políticas e normas nacionais que abrangem todo o Poder, além de acompanhar a adesão dos órgãos aos normativos e promover o intercâmbio de informações entre eles.
