Você entraria em um avião sabendo que o piloto irá gastar o combustível que tem a bordo antes de chegar ao aeroporto de destino? Tenho certeza que não. Mas muitas famílias estão fazendo uma viagem que vai acabar em acidente, justamente, porque estão gastando o combustível que tem nos tanques antes de chegar ao destino. Estou falando do salário, o combustível que permite você viajar pela vida.
Segundo a pesquisa do orçamento familiar do IBGE, 85% das famílias brasileiras estão com alguma dificuldade em chegar ao fim do mês com o seu salário. Se fizéssemos uma analogia com a aviação, segundo estes dados, 85% dos vôos efetuados resultariam em acidentes, você consegue imaginar o tamanho da tragédia? Pois bem, na aviação, para cumprir as normas de segurança internacionais, o piloto precisa, antes de decolar, planejar o voo e ter combustível suficiente para atingir o destino, de lá, voar até um aeroporto de alternativa e, sobre este, voar mais 30 minutos.
Imagine se todas as famílias brasileiras, antes de iniciar seu voo mensal fossem obrigadas a cumprir esta norma em seu planejamento financeiro pessoal? Muitas jamais teriam autorização, sequer, para acionar os motores, muito menos decolar. Mas então por que decolam sem o combustível suficiente ou sem planos de voo? Simplesmente porque, na vida financeira, não há, como na aviação, a iminência da morte, preço pago pelos erros graves.
No voo financeiro mensal destas famílias existem os aviões-tanque, que pintados com as cores e logomarcas de bancos, financeiras e de outros agentes de crédito, estão voando ao seu lado, sempre prontos para abastecê-las a qualquer momento na viagem que leva ao próximo mês, cobrando “somente” os juros e não a vida. Pelo menos é o que parece.
As famílias não percebem, mas quando não fazem ou quando erram no planejamento financeiro, correm os riscos de acidentes e mortes. Como nos casos de erros graves na aviação, correm riscos de fazer uma viagem cheia de percalços, apreensões e incertezas, com grandes chances de uma tragédia, matando os projetos, os sonhos, o bem-estar e a saúde de todos os tripulantes e passageiros.
Sabemos que o prazer está em um vôo suave e um pouso tranquilo. A solução é educar-se e aplicar as regras do planejamento financeiro com o mesmo empenho e cuidado que os profissionais da aviação têm com as regras do ar, a fim de tornar nossa viagem pela vida segura e prazerosa, e ainda colaborar com o seu crescimento pessoal e do País.
Por Rogério Olegário
Artigo acessado no site http://www.prosperidadefinanceira.com.br
_________________________________________________________________________
Fonte: Artigo reproduzido do Supremo em Dia
