Bom humor: uma questão de diferencial nas organizações de sucesso

  • Post category:Notícias

Toda empresa tem aquele colaborador que alegra o clima e que coloca as outras pessoas para cima, mesmo em momentos difíceis e adversos. Atualmente, esse profissional é cada vez mais valorizado e também mais raro nas organizações atuais.

Está comprovado cientificamente que o bom humor pode trazer inúmeros benefícios para nossas relações de trabalho e familiares, pois diminui a ansiedade, traz harmonia para a equipe, aumenta a produtividade e reduz os níveis de estresse. Além do mais, estimula a produção das substâncias responsáveis pela sensação de prazer, propiciando maior fluência de ideias e decisões mais criativas, e nos dá mais disposição para encarar os desafios diários.

Na rotina diária das pessoas, parece difícil manter o bom humor, já que existe a necessidade de ter que enfrentar o trânsito, participar de reuniões desgastantes, ter que mostrar resultados positivos devido à grande concorrência e pressão do mercado, bem como outros fatores estressantes que tiram o bom humor das pessoas, tornando-se cada vez mais necessário manter o autocontrole emocional e melhorar sua autoestima para obter bons resultados e aperfeiçoar seu desempenho profissional.

Rir é mesmo o melhor remédio, até para a produtividade. Muitas pesquisas atuais confirmam que o mau humor arrasta atrás de si um péssimo ambiente de trabalho, com consequências diretas no rendimento empresarial e no sucesso da organização. 

O humor está sendo tratado como um assunto muito sério nas organizações empresariais das sociedades ditas modernas. Hoje, um ambiente de trabalho em que a pessoa pode permitir-se ser bem humorada (mas sem exageros), é fundamental para impulsionar a motivação e a produtividade.

O bom humor e a capacidade de se relacionar com outras pessoas são essenciais atualmente para as empresas no momento da seleção. Estas características indicam que o profissional é maduro, seguro e confiante. Ele conseguirá motivar a equipe e não vai deixá-la desanimar em momentos de performance negativa ou de instabilidade.

O mau humor é contagiante, então cabe ao líder propiciar um ambiente agradável, mas não deixando de ser competitivo, visando favorecer o bom desenvolvimento dos membros da equipe.

Para o profissional que quer deixar sua marca na empresa, lembre-se: o diferencial está no estado de espírito e nos valores pessoais do profissional. Então aproveite essas características e se destaque no mercado.

Fonte: RH Portal