Brigadistas do CNJ realizam treinamento para prestar primeiros-socorros

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Brigadistas do CNJ realizam treinamento para prestar primeiros-socorros

Na terça-feira, a equipe de Brigada do CNJ realizou treinamento para atendimento pré-hospitalar. A simulação teve como objetivo manter os brigadistas capacitados para prestar os primeiros-socorros a vítimas de acidentes. 

transporte vitima

O treinamento foi ministrado pelo líder da brigada de incêndio, Gervasio Domingos. O líder é o brigadista assim credenciado pelo Corpo de Bombeiros para orientar, avaliar e treinar  a equipe, de acordo com a Norma Técnica n. 7/2008 do CBMDF. Domingos conta que foi realizado atendimento básico às vítimas, com simulação de parada respiratória e cardiorrespiratória. “O treino constante dos brigadistas para esses tipos de situação é muito importante, pois relembra os ensinamentos ministrados no curso de formação”, ressaltou. Além deste, o líder está montando escala com outros exercícios a serem realizados ainda este ano. 

O treinamento dessa semana consistiu nos seguintes procedimentos: avaliação da cena e postura adequada para atendimento à vítima; estímulos para verificar o nível de consciência da vítima; verificação de objetos na cavidade bucal; verificação do pulso e de respiração; massagens  torácicas; acondicionamento da vítima na prancha de resgate e transporte dela.

compressoes toracicasacondicionamento vitima na pranchaderesgatetransporte vitima prancha

A brigada do CNJ foi instituída em setembro do ano passado, por meio do Contrato n. 36/2012. Atualmente, a equipe é formada por 10 brigadistas particulares e 1 líder. Em praticamente um ano de atuação, os brigadistas já realizaram doze atendimentos, entre desmaios e fraturas, o que significa um socorro por mês. Uma das vítimas atendidas foi Francisca Silva. A secretária da Ouvidoria, de 33 anos, está grávida de 18 semanas e teve um mal-estar no dia 8 de agosto. Segundo Francisca o atendimento da brigada foi maravilhoso. “Estava no refeitório sentindo muito calor, quando uma brigadista entrou e percebeu que eu não estava bem, imediatamente ela mediu pressão e verificou que estava baixa, então me encaminhou para a sala da segurança onde fui acompanhada por mais dois brigadistas”, conta. Ao perceberem que ela não melhorava, os brigadistas  a levaram para o hospital onde a internaram para observação. “Os brigadistas ficaram o tempo todo comigo, foram muito atenciosos e só saíram do hospital depois que eu estava bem amparada”, ressaltou Francisca.

Além da brigada particular, o CNJ está formando brigada de incêndio voluntária. “Já temos cem vonluntários distribuídos em todos os pavimentos do prédio da 514 norte, o próximo passo será treiná-los, o que deve ocorrer no final deste mês e no início de outubro”, informou Aerton Carvalho, chefe do Núcleo de Suporte Logístico e Segurança.

Geysa Bigonha
Comunicação Interna