Campanha do Ministério da Saúde alerta para Hepatites

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Campanha do Ministério da Saúde alerta para Hepatites

As hepatites são doenças que causam inflamação no fígado, podendo provocar danos mais graves, como cirrose e câncer. Existem vários tipos de hepatites, que são classificadas por letras do alfabeto: hepatite A, B, C, D e E. Podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Nem sempre as hepatites manifestam sintomas, por isso, são consideradas doenças silenciosas. Quando há sintomas, os mais comuns podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A campanha contra hepatites do Ministério da Saúde visa ao esclarecimento e orientação para a prevenção e tratamento dos tipos B e C, os mais comuns no Brasil. Milhares de brasileiros são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

Esses vírus são transmitidos por contato com sangue contaminado por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas ou objetos pessoais como lâminas de barbear ou depilar, alicates de unha e outros objetos cortantes/perfurantes.

Além disso, há a possibilidade de contágio da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação.

O teste para hepatites B e C está disponível nas unidades de saúde e existe tratamento para todas as pessoas. Para a prevenção à hepatite B, é preciso tomar as 3 doses da vacina.