Outubro Rosa – Colegas do TJRO contam como venceram o câncer de mama

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Outubro Rosa – Colegas do TJRO contam como venceram o câncer de mama

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) realiza a campanha Outubro Rosa com a participação de servidoras que tiveram câncer de mama.  As servidoras Maria Imaculada e Suzana Tavares contam em vídeos publicados no YouTube suas histórias. 

 

 

Suzana Tavares, aos 38 anos de idade, por meio do autoexame, descobriu um nódulo na mama e logo após foi diagnosticada com tumor maligno. Por não ter histórico de câncer na família, ela nunca imaginou que o nódulo poderia ser um câncer. 

O tratamento foi iniciado com procedimentos cirúrgicos seguidos de quimioterapia e radioterapia. Suzana conta que conheceu pacientes de 20 e 30 anos de idade e menciona a importância do autoexame e do amor e sentimento de afeto que vem da família. Hoje, aos 40 anos, comemora sua vitória.

 

 

Aos 56 anos de idade, Maria Imaculada sentiu um nódulo na mama esquerda, em um exame de rotina, e procurou seu médico após o ocorrido.  Após fazer novos exames e descobrir que tinha um tumor maligno, Maria Imaculada partiu para o tratamento, que, segundo ela, foi bastante difícil. Maria fala que o momento da perda dos cabelos é difícil para qualquer mulher, mas saídas como raspar o cabelo, usar chapéus, lenços e perucas são muito bacanas e dão encanto a mulher. 

Para ela, a família é o remédio mais eficiente para uma situação como essa. O amor que vem dela é tudo de que uma pessoa precisa para recuperar-se totalmente de qualquer doença. O conselho da servidora é que todas as mulheres de todas as idades façam o autoexame e procurem os devidos médicos. Depois de dois anos, após ter feito o tratamento, Maria participa da campanha Outubro Rosa e conta sua história na luta pela vida.

 

 

A campanha Outubro Rosa é um movimento popular internacional que começou nos Estados Unidos da América, em 2008. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades nessa luta.

Estima-se que, no Brasil, até o final deste ano, 57.120 novos casos serão diagnosticados, o que representa 156 diagnósticos de câncer de mama por dia. Em comparação com o ano de 2012, o aumento ultrapassa os 4.440 casos.

A Lei n. 11.664/2008 dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento pós-tratamento do câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Comunicaçao Institucional CNJ