CNJ apoia a prática de carona solidária

  • Post category:Notícias
You are currently viewing CNJ apoia a prática de carona solidária

A carona solidária é uma das sugestões de boas práticas da Campanha Melhore o Planeta, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa iniciativa reduz a quantidade de veículos no trânsito e, consequentemente, a emissão de poluentes nas cidades. Comunidades e aplicativos, atualmente, colaboram para que essa prática funcione.

 

O aplicativo para celular Zaznu propõe uma carona mais prática ainda, em que passageiros e motoristas se conectam por meio do celular, de acordo com sua localização, atividades de interesse ou amigos em comum. O serviço ainda é novo por aqui, mas já possui adeptos, como Davi Alvarenga, chefe da Seção de Autuação e Distribuição da Secretaria Processual do CNJ, que declara já ter se cadastrado como motorista e estar disposto a oferecer o serviço solidariamente, sem custo algum. “É uma forma de contribuir para melhorar o trânsito de Brasília, que está cada dia pior”, afirma.

Porém, cabe ressaltar que a iniciativa deve ser solidária, ou seja, não pode haver cobrança, o que caracterizaria transporte ilegal. Assim dispõe o art. 736 do Código Civil Brasileiro: “Não se subordina às normas do contrato de transporte o feito gratuitamente, por amizade ou cortesia”. 

Então, se sabemos que a carona solidária é uma opção eficaz para melhorar a qualidade de vida nas cidades, que tal criarmos uma rede na intranet para fazer isso acontecer em nosso ambiente de trabalho? Gostaria de participar? Envie um e-mail para caronasolidaria@cnj.jus.br, se candidatando a ser motorista e carona. Informe nome, unidade de lotação, bairro onde mora/estuda, horário de trabalho e sugestões para colocarmo-la em prática.

Rejane Rodrigues
Comunicação Interna