CNJ apoia Ministério da Saúde em campanha de prevenção à Aids e DST

  • Post category:Notícias

“Eu me previno, eu me testo, eu brinco o Carnaval”, é o slogan da campanha para o Carnaval 2015, lançada pelo Ministério da Saúde, com objetivo de incentivar a prevenção combinada, cujo principal conceito é “camisinha + teste + medicamento”. Como órgão da Justiça brasileira e instituição que trabalha em prol da sociedade, o CNJ apoia essa causa e acredita que informar e conscientizar a população é fundamental.

 

Para reforçar o apoio, o diretor- geral do CNJ, Rui Moreira, participará de um bate-papo com representantes do Ministério da Saúde e outras autoridades sobre a Campanha, hoje, dia 11 de fevereiro, quarta- feira, às 16 horas no Supremo Tribunal Federal. O evento será aberto a todos os interessados. Um transporte ao local do evento estará disponível às 15h10, na 514 Norte, e às 15h20, na 702 Norte, para aqueles que encaminharem a confirmação ao e-mail comunicação@cnj.jus.br. 

Além disso, foram fixados cartazes no CNJ sobre a campanha e disponibilizados 100 fôlderes nas portarias da 514 e 702 Norte. Nos próximos dias, serão distribuídos 360 preservativos por profissionais da saúde do STF.  

Dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados em Brasília no último dia 28, durante o lançamento da campanha, apontam que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e Aids, mas ainda assim, 45% da população sexualmente ativa do País não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. 

TESTAGEM -– Paralelamente às campanhas de incentivo ao sexo seguro, que são desenvolvidas pelo Governo Federal, estados e municípios, o Brasil tem adotado outras estratégias de prevenção, como a ampliação da testagem do HIV. Em 2014, foram distribuídos 6,4 milhões de testes rápidos para HIV, número 26% superior aos 4,7 milhões distribuídos em 2013.  Das cerca de 734 mil pessoas que vivem com HIV e Aids no Brasil atualmente, 80% foram diagnosticadas.

Dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados em Brasília/DF no último dia 28, durante o lançamento da campanha, apontam, ainda, que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenção a DST e Aids, mas, ainda assim, 45% da população sexualmente ativa do País não usaram preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. 

AIDS – Desde os anos 1980, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de Aids novos ao ano. O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013. Atualmente, são cerca de 400 mil pessoas em tratamento, com 22 medicamentos antirretrovirais distribuídos pelo SUS.

Confira o Blog da Saúde e fique por dentro da campanha. O Carnaval está aí e com ele a alegria e a responsabilidade também. Para se prevenir contra DST e Aids, use sempre camisinha.