CNJ conclui realização do II Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário

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Apresentações de boas práticas e debates movimentaram segundo dia de encontro.

Fotos: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

“Sempre é eficiente o investimento em pessoal. Não há tecnologia existente que substitua o olhar, o sentimento e a sensibilidade humana, e é isso que o judiciário tem de mais forte”, foi o que afirmou o coordenador do II Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, conselheiro do CNJ, Valdetário Monteiro, na abertura do segundo e último dia de evento.

Em seguida, a palestra “A Governança na Gestão de Pessoas: instituição do Comitê Gestor Local e seus desafios” apresentada pela Dra. Ana Cristina Monteiro, juíza federal da 1ª vara federal de Joaçaba/SC, do TRF 4ª Região, destacou os princípios da ética, conformidade, transparência e prestação como tarefa permanente em governança. “Precisamos alcançar mais do que as mentes das pessoas, mas seus corações. Como gestores temos a capacidade de animar ou de adoecer nossas equipes”, foi que afirmou a Dra. Ana Cristina ao afirmar que a inspiração do trabalho em gestão de pessoas são as próprias pessoas, estimulando sempre boas práticas embasadas no que prevê a base da administração pública, o Artigo n. 37 da Constituição Federal.

Ainda na composição de abertura do segundo dia de encontro, o desembargador Mozarildo Monteiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima apresentou o Programa Qualijus de seu tribunal, focado em gestão de qualidade na prestação jurisdicional.

Práticas de Sucesso

Paineis contendo práticas de sucesso em gestão de pessoas também foram apresentados no Encontro. Coordenados pela juíza auxiliar da Corregedoria do CNJ, Dra. Debora Heringer Megiorin, os painéis deram visibilidade ao Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do CNJ (PQVT/CNJ), ao Programa de Formação de Multiplicadores de Conhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao Plano Diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Quando explanou sobre o PQVT/CNJ, a servidora Meg Gomes afirmou que “o programa nasceu como fruto de ações e projetos de interesse da comunidade do CNJ e chegou à alta gestão para sua institucionalização”. Sobre o programa de Multiplicadores do conhecimento apresentado pela servidora Laura Maciel do STF, em 7 anos do início da implementação do projeto, após esforços de sensibilização maciços, houve um aumento de mais de 1400% no número de participantes no programa de instrutoria interna do Supremo Tribunal Federal. “Economicidade, gestão do conhecimento, aumento de produtividade e a qualidade aumentaram porque estamos lutando com pertencimento e engajamento. As organizações são e sempre serão resultado do trabalho de pessoas.”

Após a apresentação do Plano Diretor de Gestão de Pessoas do TST apresentado pela servidora Danilla Velloso, um espaço para perguntas e respostas estimulou a participação do auditório na interação com as painelistas.

“Precisamos fazer o nosso trabalho sempre com qualidade. Se nós cumprirmos nossa atividade com o pressuposto de formação permanente e em sintonia com a estrutura do Poder Judiciário, teremos um resultado muito maior e muito melhor, sabendo que nossa atividade se destina à sociedade”. Foi que afirmou o ministro e conselheiro do CNJ, Aloysio Correia da Veiga, presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, cumprimentando a todos pela realização do II Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário. A secretária de Gestão de Pessoas do CNJ, Raquel Cunha confirmou a satisfação pela realização do encontro e afirmou que “ver o sorriso de realização no rosto de cada um é o que nos motiva. Enquanto houver essa chama em cada um de nós, o judiciário vai ser mais forte”. Ao todo, houve a participação de 269 servidores inscritos dos diversos tribunais do país. Por fim, a servidora Eduarda Trigueira da Secretaria de Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça adiantou que os preparativos para o III Encontro Nacional de Gestores de Pessoas já estão em andamento para realização ainda no primeiro semestre de 2020.

Jônathas Seixas – 5474

Seção de Comunicação Institucional