O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu inscrições para o curso sobre Confecção de Ementas, que acontecerá de 11 de novembro a 1° de dezembro, com o instrutor Marcelo Whately Paiva. A iniciativa atenderá prioritariamente servidores que atuam na assessoria dos gabinetes de Conselheiros. Essa capacitação será feita a distância na plataforma virtual de aprendizagem do Instituto Educere. Para se inscrever, clique aqui.
O objetivo do curso é desenvolver no participante a capacidade de produzir e interpretar ementas jurisprudenciais para sentenças e acórdãos.
Confira os conteúdos que serão tratados:
1. Função e estrutura do texto jurídico;
2. Resumo, síntese e ementa;
3. Cabeçalho e dispositivo;
4. Requisitos essenciais da ementa, e;
5. Técnicas de elaboração.
Para mais informações, entre em contato com a Seção de Educação Corporativa (Seduc) pelo ramal 5106.
Marcelo Whately Paiva – Atua como professor de língua portuguesa em diversos órgãos públicos, entre eles: STF, CNJ, TSE, TST, STM, e STJ. Em 2008, ministrou cursos de português jurídico com ênfase no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e nos Tribunais Regionais do Trabalho da 10ª e 24ª Regiões. É autor de 26 livros, e especializou-se no estudo de nosso idioma em tribunais e, principalmente, no uso da linguagem forense.
Comunicação Institucional CNJ
