O Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) é um treinamento oferecido pelo Conselho Nacional de Justiça aos gestores. O lançamento está previsto para 18 de março, às 14h, no Plenário do CNJ. Na abertura, será proferida a palestra “Líder que transforma” com o Prof. Eugênio Mussak e apresentado o portal “Líder on-line”.
O objetivo principal do programa é aprimorar o exercício das atribuições de servidores ocupantes de função comissionada e de cargo em comissão de natureza gerencial e seus respectivos substitutos. O PDL foi instituído em cumprimento à Lei 11.416/2006, que estabelece em seu artigo 5º, § 5º, que a participação dos titulares de funções comissionadas em cursos de desenvolvimento gerencial é obrigatória, a cada dois anos, sob a responsabilidade dos respectivos órgãos do Poder Judiciário da União.
Alinhado com o Planejamento Estratégico do CNJ, o PDL visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores na área de Gestão de Pessoas e motiva-os a se comprometer com a execução das estratégias do Conselho.
O PDL terá caráter contínuo, com duração de 122 horas, compreende ações presenciais e na modalidade a distância. Serão disponibilizados virtualmente cursos, seminários, lições e artigos da Havard Business School, uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo. Ao longo do ano, também serão realizados eventos presenciais como palestras, cursos e encontros entre líderes. O treinamento em ambiente virtual foi objeto de contratação ainda em 2009 e está em fase de implantação. A contratação dos cursos presenciais é proposta por meio de projetos específicos, condicionados à existência de dotação orçamentária.
Conteúdo Programático – Os temas abordados no PDL são: Gerenciamento de Mudança; Gestão e Execução da Estratégia; Orientação para Resultados; Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Eficiência Operacional; Gestão do Tempo; Liderança; Comunicação e Feedback; Relacionamento Interpessoal; Negociação e Gestão de Processos.
Ações a distância – Realizadas no Portal Líder on-line, por meio de cursos, seminários e lições práticas, compreenderão as seguintes competências:
Módulo 1 – Gerenciamento da Mudança
Módulo 2 – Gestão e Execução da Estratégia
Módulo 3 – Orientação para Resultados
Módulo 4 – Gestão de Pessoas
Módulo 4 – Gestão de Projetos
Módulo 5 – Eficiência Operacional
Os seminários e os cursos terão carga horária de uma e oito horas, respectivamente. As lições práticas serão apresentadas em vídeos com duração média de três minutos e não serão computadas para efeito de carga horária.
Ações presenciais – Presencialmente, será oferecida aos gestores a oportunidade de participação em oficinas de curta duração e em treinamento na modalidade de “imersão”. Nas oficinas serão trabalhadas as competências: Gestão do Tempo, Gestão de Processos e Negociação. O treinamento na modalidade de “imersão” deve promover o autoconhecimento e a integração dos gestores para o estabelecimento da identidade gerencial no Conselho Nacional de Justiça. Além disso, busca proporcionar aos participantes experiências relacionadas aos principais temas abordados ao longo do Programa de Desenvolvimento de Líderes.
Outras informações,entre em contato com o servidor Diogo Albuquerque, coordenador do projeto, pelo ramal 4989 (Seção de Seleção e Aperfeiçoamento).
GB/DA
