
Evento ocorreu no STF com a presença de representantes de vários órgãos.
Fotos: Gláucio Dettmar/Agência CNJ
Na manhã do dia 8/11, na Sala de Sessões da 1ª Turma do STF, ocorreu o I Workshop Socioambiental do Poder Judiciário, coordenado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica (DGE) e sua Seção de Gestão Socioambiental.
Os conselheiros Valdetário Monteiro e Márcio Schiefler estiveram presentes e abriram o evento falando sobre a relevância do tema para o Poder Judiciário e incentivando que boas práticas fossem levantadas no encontro. A conselheira Maria Tereza Uille também esteve presente no evento.
Em seguida, a diretora do DPJ e servidora do CNJ, Gabriela Soares, apresentou os resultados do 2º balanço socioambiental do Poder Judiciário com os dados de todos os ramos de Justiça, e, em sua grande maioria, bons resultados, demonstrando a evolução da temática e suas ações para um uso mais consciente de recursos e materiais.

Tathiana Rosa, servidora do DPJ, também apresentou o painel qlikview, que traz a apresentação dos dados desse relatório de forma visualmente mais fácil, a fim de realizar comparações e análises sobre os resultados de todos os órgãos do Poder Judiciário.
A apresentação dos principais problemas e desafios, soluções e propostas acerca da Resolução CNJ n. 201/2015, que dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos do Judiciário e a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS/CNJ), foi apresentada em conjunto pela diretora do DGE, a servidora Fabiana Gomes, e por Gabriela Soares. Na ocasião houve a oportunidade de os representantes das unidades socioambientais dos diversos tribunais apresentarem proposições, objeções ou questionarem alguns pontos e propostas levantadas por meio de questionário enviado previamente pelo DPJ.

Propostas colhidas e debatidas no evento sobre implicações e alterações da Resolução CNJ n. 201/2015 serão deliberadas pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas e, posteriormente, levadas ao Plenário para análise dos conselheiros.
Jônathas Seixas – 5474
Seção de Comunicação Institucional
