CNJ recebe visita de estudantes do Chile e da Espanha

  • Post category:Notícias
You are currently viewing CNJ recebe visita de estudantes do Chile e da Espanha

Ao todo, três estudantes conheceram melhor a estrutura do Conselho.

Na foto, os estudantes Matías Cartes, María Varela e Paula Pulgarin. Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Na última terça-feira (10/10), três estudantes que integram o Programa Teixeira de Freitas, destinado à recepção de estudantes estrangeiros de graduação e de pós-graduação do curso de Direito dos Países Membros do Mercosul e Associados, visitaram a sede do Conselho Nacional de Justiça.

Matías Cartes e María Varela, da Universidad Alberto Hurtado do Chile, e Paula Pulgarin, da Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha, começaram a visita ao CNJ conhecendo o plenário e suas instalações. Na ocasião, María disse que “estar fazendo, além do intercâmbio na UnB, o estágio no STF, facilita para conseguirmos perceber as diferenças dos sistemas judiciários chileno e brasileiro”. Matías também afirmou que conhecer o sistema jurídico de outro país ajuda a abrir a mente e os conhecimentos jurídicos, e isso é muito importante para a formação acadêmica.

A visita ao CNJ continuou na sala 208 com breves explanações sobre a Secretaria-Geral pela servidora Júlia Araújo; sobre o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e o Sistema de Execução de Mediadas Socioeducativas, feita pela servidora Celina Ribeiro; sobre a Secretaria Processual com o servidor Davi Alvarenga e sobre o Departamento de Pesquisas Judiciárias pelo servidor Lucas Delgado. Nesse momento, a cada troca de áreas, os estudantes puderam expor algumas dúvidas sobre peculiaridades dos setores.

A visita foi encerrada no final da tarde com uma foto oficial e os estudantes regressaram ao STF onde fazem estágio temporário pelo Programa Teixeira de Freitas.

 

Jônathas Seixas – 5474

Seção de Comunicação Institucional