O carnaval é um período de festas e diversão, mas não podemos esquecer do meio ambiente. Por isso, siga algumas dicas para ter um carnaval alegre e consciente. O meio ambiente agradece:

– Produza menos lixo: o carnaval gera um volume de lixo muito maior do que o habitual, o que gera alto custo extra de coleta para as prefeituras. Por isso, tente produzir menos lixo e sempre o jogue no local correto, evitando entupimento de bueiros e diminuindo o risco de enchentes. Nas estradas, não jogue o seu lixo pela janela. Isso, além de colocar em risco o meio ambiente, pode causar acidentes.
– Reutilize fantasias: que tal pegar a fantasia usada no ano passado e trocá-la com um amigo ou então reutilizá-la? Você pode usar o material e reciclá-la, criando outra fantasia.
– Cuidado com os excessos: não passe da conta neste carnaval. Beba moderadamente, evitando assim acidentes de trânsito e violência neste carnaval.
– Seja um turista consciente: se você vai viajar, tente minimizar ao máximo os impactos ambientais da sua viagem, respeitando os costumes e a cultura do local visitado.
– Gaste menos combustível: aproveite que está calor e ande um pouco a pé ou de bicicleta e prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global.
– Tire os equipamentos da tomada: antes de viajar tire os aparelhos eletrônicos da tomada. Mesmo estando no modo stand-by, eles consomem energia e são responsáveis por até 20% do consumo total desses equipamentos, mesmo estando “desligados”.
– Não desperdice água: redobre os cuidados com a água no carnaval. Evite brincadeiras que envolvam água e tome banhos mais curtos.
Fonte: Instituto Akatu
