
Agora está valendo, e os resíduos devem ser separados!
Quando você chegou hoje para trabalhar, novas sinalizações estavam dispostas no CNJ e indicam lugar diferente para descarte de todos os resíduos orgânicos. Por conta disso, talvez surjam dúvidas sobre o que são esses resíduos orgânicos cujo descarte deve ser feito em local exclusivo. Então vamos lá: sachês de chás, cápsulas de café, guardanapos engordurados, restos de frutas e comidas e dejetos desse tipo. Veja a imagem a seguir que ilustra bem o que é:

E o resíduo reciclável, que inclusive é maioria aqui no CNJ? Como será descartado? Por enquanto, papéis, copos descartáveis, embalagens de isopor, plástico e garrafas pet, por exemplo, serão descartados nas lixeiras individuais e nas demais que não tenham sinalização específica. Muito em breve todas as lixeiras terão sinalização que facilitará a vida de todos. Na imagem acima você também encontra exemplos sobre lixo reciclável.
Começar a coleta seletiva é uma necessidade imposta pelo meio ambiente, mas também prevista no Plano de Logística Sustentável do Conselho Nacional de Justiça (PLS/CNJ), e, mais do que isso, agora uma realidade que o Governo do Distrito Federal coloca sobre grandes geradores de resíduos e que precisa ser praticada por cada um de nós.
Ações de sensibilização serão continuamente realizadas com o fim de auxiliar nesse processo de adequação até que a coleta seletiva torne-se algo natural a todos. Enquanto isso, colabore para que a nova realidade seja mais fácil a todos! Pratique a coleta seletiva.
Jônathas Seixas – 5474
Seção de Comunicação Institucional
