Se você pretende viajar de carro no feriado do Natal, deve prestar atenção a alguns detalhes antes de colocar as rodas na estrada. Uma boa revisão no veículo é fundamental para não ter dessabores ao longo do trajeto. A seguir algumas dicas para uma boa viagem.

Pneus: Lembre-se de incluir o estepe na inspeção. Se houver uma ou mais bolhas, ele deve ser substituído, pois há riscos de explosão. Verifique também o estado e a pressão dos outros pneus e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos de automóveis exigem pressões nos pneus diferentes para pesos de carga diferentes.
Rodas: Em rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, proporcionando a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um borracheiro. Em rodas de liga leve, atente a quebras e trincas, porque sua substituição pode ser necessária.
Triângulo, macaco e chave de roda: Confira se os itens estão no carro e se estão funcionando. Um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo. Em caso de problemas no veículo ou de um acidente, esses itens podem ser essenciais.
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas: Não podem ser deixados de lado. Os principais sintomas da ausência desses cuidados costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações.
Fluidos: É importante checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, é bom adiantá-lo.
Sistema elétrico: Confira se lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente.
Sistema de limpeza dos vidros: Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Lembre-se de levar uma flanela limpa.
Outros itens: Lembre-se de conferir também o sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homo cinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos.
Feito isso, boa viagem!
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br, com adaptações.
Monalisa Silva
