Na semana de 19 a 23 de setembro, 24 gestores do CNJ participaram do curso promovido pela empresa Amana-Key, referência em educação executiva especializada em inovação nas áreas de gestão, estratégia e liderança.

Durante uma semana, os líderes do Conselho participaram de um programa de imersão e aprenderam conceitos inovadores sobre liderança e relacionamento interpessoal. De acordo com Flávia Lima, chefe da Seção de Legislação e Registros Funcionais do CNJ e participante do treinamento, o curso a incentivou a realizar mudanças internas: “O treinamento mobiliza a reflexão sobre suas ações e faz com que você melhore e, consequentemente, transforme o ambiente no qual você está inserido”.
O diretor do Departamento de Gestão Estratégica (DGE), Fabiano de Andrade, afirma que nunca teve oportunidade de fazer um curso dessa importância em sua carreira. O servidor, que trabalha há 18 anos no Poder Judiciário e já passou por vários cargos de direção, afirma que o Conselho acertou em oferecer esse treinamento aos gestores: “O curso ajudou-me a rever alguns conceitos e a desenvolver uma visão de inovação para a administração pública”.
Intercâmbio e motivação
Os servidores foram incentivados a trabalhar em grupos. Líderes de outras empresas públicas e privadas também participaram das atividades. “Esse intercâmbio de experiências com servidores de outros órgãos foi muito importante para enriquecer nosso aprendizado”, comenta o diretor do DGE.
O treinamento oferecido pelo CNJ faz parte do APG Middle – Programa de Gestão avançada – da Amana-Key. O objetivo principal do APG é o desenvolvimento da capacidade de o gestor pensar por si próprio, sem depender de receitas prontas e modismos. A chefe da Seção de Legislação e Registros Funcionais (SLRF), Flávia Lima, afirma que o curso da Amana-Key foi o melhor de toda sua carreira profissional: “O diferencial da Amana é a metodologia que eles utilizam. É muito comum que esses conceitos de liderança e gestão sejam tratados como receita de bolo no ambiente profissional. Mas o que a Amana incentiva é fazer com que o gestor reflita sobre seu papel na instituição”.
Outro ponto importante abordado pela Amana-Key foi a motivação nas organizações. Para Fabiano de Andrade, diretor do DGE, um dos momentos mais marcantes do curso foi a palestra da professora Teresinha Rios sobre ética e competência. Segundo a professora, uma das dimensões da competência do líder é a motivação: manter-se motivado é o que incentiva as pessoas a fazerem um bom trabalho.
Nova oportunidade
Devido à grande repercussão do curso, a Seção de Seleção e Aperfeiçoamento (SESAP) está preparando outra atividade da Amana-Key para os servidores. Para o encerramento do Programa de Desenvolvimento de Líderes de 2011, o CNJ vai realizar uma palestra com Oscar Motomura, fundador da Amana-Key, em novembro.
Mais detalhes sobre o evento poderão ser encontrados aqui, nas notícias da intranet. Fique atento e participe!
