Curso Elaboração de Ementas Jurisprudenciais começa nesta quarta-feira. Increva-se!

  • Post category:Notícias

Ainda há vagas para o curso Elaboração de Ementas Jurisprudenciais, que será realizado nesta quarta-feira (22/9). Para  se inscrever, mande e-mail para Educação CNJ. Depois é preciso entregar o formulário de participação em evento interno e o termo de compromisso preenchidos e assinados à Seção de Seleção e Aperfeiçoamento do CNJ  (514 Norte).

O evento ocorre durante todo o dia, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e destina-se a servidores e estagiários lotados nos gabinetes dos conselheiros, na secretaria processual, bem como àqueles que alimentam o sistema Infojuris –  ferramenta que disponibiliza eletronicamente enunciados, resoluções, recomendações e todos os julgados do Conselho Nacional de Justiça.

O objetivo do curso é promover a capacitação dos participantes na elaboração de ementas claras e objetivas. Durante a aula serão discutidos métodos de concisão, coesão e coerência que facilitem a pesquisa em bases de dados jurisprudenciais. Os temas que serão abordados são:

1. Da condensação documental: requisitos de um resumo a partir da macroestrutura textual do acórdão.
2. Categorias lógico-estruturais do acórdão: Fato, Instituto jurídico, Entendimento e Argumento.
3. A ementa jurisprudencial: elementos conceituais e funcionais.
4. Estrutura textual da ementa jurisprudencial: cabeçalho e dispositivo.
5. Estrutura lógica da ementa jurisprudencial: tipologias para construção do enunciado (F/E/IJ; E/IJ/F; IJ/E/F).
6. Elementos lingüísticos para a construção de ementas jurisprudenciais: afirmação, análise prévia, clareza, coerência, concisão, correção, independência, precisão, proposição,  objetividade e seletividade.

Instrutor – A aula será ministrada pelo doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), José Augusto Chaves Guimarães. Bacharel em Direito e Biblioteconomia com mestrado em Ciência da Comunicação, José Augusto é autor do livro Elaboração de Ementas Jurisprudenciais, editado pelo Conselho da Justiça Federal em 2004. A metodologia de elaboração de ementas e construção de ementários desenvolvida pelo professor em sua tese de livre-docência é de natureza única no país e já foi apresentada em diversos órgãos do judiciário brasileiro (STF, STJ, TSE, TRT, TCU).

Serviço:

 

Curso: Elaboração de Ementas Jurisprudenciais

Data: 22 de setembro de 2010  (quarta-feira)

Horário: Das  8h às 12h  e das 14h às 18h

Local:  Plenário do CNJ – 1º Andar do Anexo 1 do STF

Vagas:  30

Carga horária:  8h/a

Instrutor: José Augusto Chaves Guimarães

GB