Curso sobre PJe encerra nesta sexta-feira (18/6).

  • Post category:Notícias

O primeiro curso sobre desenvolvimento e manutenção do Processo Judicial Eletrônico (PJe) encerra nesta sexta-feira (18/6). As aulas ocorrem das 13h às 19h na sala do Laboratório de Informática do TCU, na 514 norte.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a atuar como multiplicador da ferramenta, realizar atividades de manutenção, acompanhar o desenvolvimento feito pelas fábricas contratadas e implantar mudanças necessárias ao sistema PJe. Além de servidores do CNJ, são treinandos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT),do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), de Pernambuco (TJPE), de Rondônia (TJRO) e do Mato Grosso (TJMT).

O PJe é um sistema que controla a tramitação e prática de atos processuais em processos eletrônicos. O objetivo é unificar os diversos sistemas, racionalizar gastos públicos e permitir o intercâmbio de informações entre os tribunais. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), com o apoio do CNJ, o sistema continua em fase de aperfeiçoamento e, quando  finalizado, pode ser utilizado para qualquer tipo de processo judicial. Desde abril, o PJe funciona em três varas cíveis de Natal/RN, como projeto piloto, mas a ideia é que,  futuramente, seja estendido a outros estados em outros ramos do Judiciário.

GB/DA