ABNT – Normas para a Academia

You are currently viewing ABNT – Normas para a Academia

                    dicas de portugues topo

“Só entende o valor do silêncio quem

tem necessidade de calar para não ferir alguém.”

Rousseau 

Novo mês, novo assunto. Durante este mês de abril, vamos estudar o que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos propõe para a normalização de trabalhos acadêmicos. Quem nunca estremeceu ao ouvir o professor dizer “O trabalho tem de ser nas regras da ABNT”?

A ABNT é o “Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais”. Sua história detalhada pode ser vista aqui.

Entre as normas existentes, vamos nos debruçar sobre as seguintes:

– NBR 6023, de 2002 – trata de Informação e Documentação – Referências – Elaboração;

– NBR 14724, de 2011 – trata de Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação;

– NBR 10520, de 2002 – trata de Informação e Documentação – Citação em documentos – Apresentação.

Salvo orientação específica em algum manual da instituição acadêmica, que normalmente reproduz as normas da ABNT, a formatação de monografias – TCC, dissertação e tese – segue o que se determina nessas normas.

Tratemos da ABNT NBR 14724:2011, que “especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros)”.

Constituem a estrutura de um trabalho acadêmico: a parte externa (capa e lombada) e a parte interna (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais). Na parte interna, são obrigatórios: folha de rosto, folha de aprovação, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

A norma segue descrevendo cada uma dessas partes: o que deve ter e como deve ser feito. Em linhas gerais, os trabalhos acadêmicos são feitos em folha A4, margens 3 cm (esquerda e superior) e 2 cm (direita e inferior), com margens espelho no verso, fonte 12 e espaçamento 1,5 linha para o texto e fonte 10 e espaçamento simples para notas de rodapé e citações com recuo. Não há indicação da fonte de letra (Times, Arial, Calibri) – isso fica a critério da instituição acadêmica ou do autor.

Importante destacar que Sumário não é Índice e que cada um segue regras específicas descritas em normas específicas.

Tem alguma dúvida? Pergunte sem medo pelo e-mail dicasdeportugues@cnj.jus.br.

Semana que vem, a 6023 espera por você!

 

Uma semana normalizada!

 

Carmem Menezes

Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social