Classificando as subordinadas: Quando tudo se multiplica

Nesta semana, continuamos no mundo das orações subordinadas, depois de termos passado pelo reino das coordenadas. Na semana passada, definimos subordinação e propusemos um raciocínio pelo qual é possível identificar a existência de uma oração subordinada.

Há três tipos de orações subordinadas: as substantivas, as adjetivas e as adverbiais. Cada tipo subdivide-se, ora com classificação principalmente sintática – as substantivas –, ora com classificação também semântica – as adjetivas e as adverbiais.

As orações subordinadas substantivas podem ser: subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas. Todas elas são introduzidas por uma conjunção integrante: “que” (em 90% dos casos) e “se”.

As orações subordinadas adjetivas são de dois tipos, e a distinção entre elas é de base semântica, marcada, na escrita, pela presença ou ausência de vírgulas, já que a configuração sintática é a mesma. As explicativas – como tudo que é explicativo em língua portuguesa – ocorrem entre vírgulas. As restritivas, para restringirem o alvo do substantivo que modificam, ocorrem sem vírgula.

As orações subordinadas adverbiais – classificação sintática – são, sob critérios semânticos: causais, consecutivas, condicionais, concessivas, comparativas, conformativas, finais, proporcionais e temporais. A respectiva classificação semântica depende da conjunção que a introduz. Quando tratamos de conjunções, demos um exemplo para cada uma delas. Normalmente, são precedidas de vírgula. Muitas vezes, ocorrem antepostas à oração principal.

Para encerrar a multiplicação de classificação, vale dizer que a cada oração desenvolvida (ou seja, com conjunção e forma verbal) pode corresponder uma oração reduzida (com preposição e forma nominal).

Para que serve essa classificação toda? Depende do seu objetivo. Depende de onde você está. Uma coisa é constante: saber a diferença entre uma oração substantiva ou adverbial vai ajudar você a pontuar corretamente seu texto escrito, por exemplo. E é no mundo da pontuação o desembarque da próxima semana.

Uma semana alto astral!

Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social