Comprei uma gramática. E agora?

Semana passada, foram indicados livros fundamentais para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre o nosso vernáculo. Considerando que você tenha comprado uma daquelas gramáticas, pode estar se perguntando: e agora? por onde começo? Como eu encontro exatamente o ponto que quero estudar? Ou ainda, socorro! comprei a gramática do Napoleão: não tem sumário!

Os assuntos na gramática estarão separados mais ou menos assim: Fonética e fonologia (que vai tratar dos sons da língua portuguesa), Morfologia (substantivo, adjetivo, verbo, pronome, artigo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e numeral) e Sintaxe (classificação de oração; lembra da oração subordinada adverbial temporal reduzida de gerúndio?), Pontuação e Versificação (tipos de poema, de versos e rimas). Também pode haver uma parte que trata da história da língua portuguesa, nosso assunto da semana que vem.

Realmente, não é muito fácil encontrar os temas nas gramáticas indicadas, mas…. sempre há uma salvação: neste caso, o índice remissivo ou índice de assuntos ou índice analítico (três nomes para a mesma coisa). Faça assim: você pega a sua gramática e começa a folheá-la do final para o começo. Logo encontrará essa parte. Lá, estão os assuntos de que a gramática trata, todos em ordem alfabética, com a página exata em que o assunto está. Assim, se você está procurando algo sobre colocação dos pronomes átonos, a gramática do Celso Cunha, em seu Índice de Assuntos, indica: “COLOCAÇÃO: […] colocação dos pronomes átonos, 323-332”. No alvo.

A gramática do Napoleão não tem sumário, mas tem o mais preciso Índice Analítico do mercado. Nela, os números que aparecem indicam não a página, mas o parágrafo! Então, se você quiser saber sobre a colocação do pronome possessivo, é só ir para o parágrafo 811, na nota 2. Nos 15 anos de consulta a esta gramática, nunca encontrei uma indicação errada nesse índice…

Se você tiver uma dúvida específica sobre alguma gramática, escreva para dicasdeportugues@cnj.jus.br. A ideia é construir esta coluna com a sua ajuda, as suas dúvidas, as suas perguntas, seus comentários….

Uma ótima semana!

Carmem Menezes
Revisora de texto da Secretaria de Comunicação Social