Sobre concordância verbal, já conversamos aqui e aqui, mas apenas no âmbito da regularidade. Você já sabe que o verbo concorda em número com o núcleo do sujeito: se o núcleo está no singular, como em “Maria comprou batatas”, o verbo fica no singular; se o núcleo está no plural, como em “As crianças ganharam presentes”, o verbo fica no plural. Depois das irregularidades dos verbos, vistas na semana passada, o assunto desta semana são os casos particulares de concordância verbal, aqueles que impedem o bom andamento do texto. Vamos a eles, segundo a gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra:
1) “parte de, uma porção de, o resto de, a metade de” + substantivo ou pronome no plural: o verbo fica no singular ou no plural. Ex.: “O resto das folhas ficaram no chão”; “Uma porção de peixes foi apreendida”.
2) “cerca de, mais de, menos de” + número no plural: o verbo fica no plural. Ex.: “Cerca de 50 pessoas estiveram presentes”; “Menos de dois quilos de farinha estão no saco”.
3) “um dos que”: o verbo fica no plural. Ex.: “Ele é um dos que participaram da festa”; “João é um dos que compraram a rifa”.
4) “quem”: o verbo fica na 3.ª pessoa do singular. Ex.: “Tu és quem traz os bolos”.
5) substantivo com plural aparente: o verbo fica no singular, se não houver artigo, e fica no plural, se houver artigo. Ex.: “Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, está em festa!”; “Os Estados Unidos participaram da ofensiva”.
6) “nem, ou”: quando o sujeito composto é ligado por “nem” ou “ou”, o verbo fica no singular ou no plural, a depender de o fato expresso pelo verbo poder ser atribuído a todos os sujeitos. Ex.: “Nem você nem ele fez isso”; “Nem o sol nem a chuva podem destruir a casa”; “Ou a casa ou o carro seriam vendidos”; “Ou Maria ou João é o responsável por isso”.
7) “um/outro”, nem um/nem outro”: o verbo fica no singular. Ex.: “Um ou outro menino participava da festa”; “Nem um nem outro idealizou o encontro”.
8) “com”: quando os sujeitos são ligados por “com”, o verbo fica no plural ou no singular, para marcar hierarquia. Ex.: O papa e os cardeais participaram do consistório”; “A viúva, com o resto da família, mudou-se”.
9) “como, assim como, bem como”: o número do verbo depende da interpretação, o que muda também a pontuação. Ex.: “O dinheiro, bem como a carteira, foi encontrado”; “Maria assim como João estiveram lá”.
Tem alguma dúvida para esclarecer? Pergunte pelo e-mail dicasdeportugues@cnj.jus.br.
Uma semana com concórdia!
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
