
Nesta semana, a quinta do mês de setembro, é hora de comentar o texto proposto como exercício, na semana passada. Você verá a seguir a correção de cada inadequação do texto acompanhada de algum comentário relevante. Obrigada a você que aceitou o desafio e enviou para dicasdeportugues@cnj.jus.br a sua reescrita! Continue interagindo conosco sempre que tiver alguma dúvida de português!
Vamos lá então:
___________________________________________________________________________________________________________________________
Brasília, (a vírgula é usada em datas para separar a cidade) 22 de setembro (o nome dos meses é escrito sempre com inicial minúscula, quando não inicia oração) de 2014.
Prezado Ministro João Feliz,
Vossa Excelência está autorizado (o adjetivo tem de concordar com a pessoa a que se refere; no caso, o ministro João; então, tem de ficar no masculino) a ingressar (consertar a grafia) nas dependências e nos espaços comuns desta (o pronome demonstrativo tem de ficar na primeira pessoa para marcar a referência ao local de que se fala: quem assina o texto pertence à autarquia) autarquia de preferência junto a (não há acento grave antes de palavras masculinas) um dos seguranças destacados (ajuste de vocabulário) para o seu (o pronome possessivo que deve ser usado com pronomes de tratamento é o de terceira pessoa; então, tem de ser “seu”) acompanhamento.
Também gostaríamos de informar que os documentos a (a preposição incluída pertence ao substantivo “referência” e dele completa o sentido) que V. Exa. (ajuste de pronome de tratamento: tem de ser excelência do começo ao fim) fez referência em conversa telefônica já foram providenciados (se o que já foi encaminhado foi “documentos”, o verbo que tem “documentos” como sujeito tem de ficar no plural) pela seção (ajuste de vocabulário, para mais precisão; mas tem como ficar como estava sem grandes perdas de informação) específica e que, em (conserto da locução prepositiva) longo prazo, não haverá (concordância do verbo “haver” no sentido de existir: sempre no singular) problemas nesse (referência do pronome demonstrativo na segunda pessoa, porque já se escreveu o contexto dos problemas) sentido, de modo que (conserto da locução prepositiva) se evitem (voz passiva sintética com sujeito no plural: novos dissabores) novos dissabores.
Por fim, informo que os quadros e as mesas solicitados já estão instalados em seu gabinete, por isso (ajuste de grafia) segue anexa (o adjetivo “anexa” tem de concordar com o substantivo a que se refere: “nota fiscal”) a nota fiscal.
Respeitosamente, (para marcar a hierarquia entre o chefe e o ministro)
Chefe da Seção de Segurança e Logística
_____________________________________________________________________________________________________________
Ficou com alguma dúvida? Quer fazer uma pergunta? Escreva-nos!
Uma semana nova como o mês que já chega!!
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
