Chegamos a 30 de dezembro. O ano de 2013 terminou. O planejamento anual desta coluna propunha que se enfocassem todos os tópicos de uma gramática normativa de língua portuguesa. Em janeiro, será publicada a reunião de todas as colunas deste ano. O livreto referente ao primeiro semestre já está disponível aqui.
Em 2013, você recebeu a indicação de livros fundamentais para se estudar língua portuguesa com profundidade e abrangência. Viu que, na formação da língua portuguesa, várias línguas tiveram parte e forjaram uma língua no Brasil um tanto diferente daquela falada em Portugal. Ficou sabendo que há sete vogais e 19 consoantes na nossa língua e que esses fonemas aprontam nas palavras. Ressignificou idiotismo. Estudou os substantivos, classificando-os. Viu que os artigos podem dar trabalho ou antecederem adjetivos. Soube que não mais concordaria com ninguém em gênero, número e grau. Aprendeu que pronomes são dêiticos, têm pessoa, têm indicação precisa de espaço e podem ser invariáveis e custosos. Ouviu falar que o português e a matemática podem caminhar juntos. Estudou que os verbos têm tempo, modo e aspecto; podem ser irregulares ou impessoais e, se estiverem em alguma forma nominal, algo muito interessante pode acontecer.
Já em agosto, descobriu que os advérbios não são uma classe de palavras limitada. Ouviu falar da diferença e das características da preposição e da conjunção, além do emprego dessas classes de palavra sem referente no mundo extralinguístico.
Quando finalmente saímos do mundinho das palavras e fomos para a oração, vimos que há sujeito, complemento e acessórios. E as palavras parataxe e hipotaxe entraram no seu vocabulário.
No final do texto gramatical, encontramos aqueles sinais que marcam a entonação ou a pausa. E fim.
Em 2014, aguarde. Teremos novidades. Vamos sair da teoria e ir para a prática de textos de uso diário no CNJ, como os de redação oficial e dos processos. Teremos exercícios mensais.
Quer sugerir tema? Tópico? Assunto? Escreva para dicasdeportugues@cnj.jus.br.
Um excelente ano em 2014!
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
