Chegada a última semana do mês, é hora de pôr a mão na massa e exercitar o uso da língua portuguesa padrão. Neste mês, você viu alguns tópicos de língua portuguesa a partir dos textos dos gabinetes, soube o significado de algumas expressões em latim frequentes no Direito e estudou casos em que há acento grave.
Então, leia o texto a seguir, em que há vários erros de português. Reescreva o texto, corrigindo-os. E, se quiser, envie a versão reescrita para dicasdeportugues@cnj.jus.br. Sigilo absoluto garantido. E comentários sobre seu trabalho à disposição.
Ao meio-dia e meio, todos os pais reuniram-se na escola para protestar dos professores, pessoas que estavam à serviço dos filhos deles sem sucesso.
Ao contrário que se esperava, alguns deles disseram assim: “Vamos embora! Manifestar não adianta!”.
O diretor da escola que apareceu para negociar com os pais dizia a eles que estavam errado, que o protesto não se justificava à seu ponto de vista.
Foi assim que à vista de todos, a Associação de Pais e Mestres – APAME leu o seguinte manifesto: “Pais e amigos da Escola Verde! Hoje é dia de luta! Preferimos lutar do que deixar nossos filhos a mercê de professores descapacitados ao ensino! Vamos denunciar a inoperância da direção da escola, à que nos referimos com indignação, afim de que volte a dirigir a essa escola com qualidade e competência.”.
Subseguiram-se vários discursos inflamados. Duas horas depois, às 14:30hs, os pais disperçaram com a sensação do dever cumprido.
Uma semana florida com os ipês!
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
