
Descanso merecido.
Estamos no período de tempo de intervalo entre dois grandes feriados que acalmam o coração de qualquer trabalhador: o carnaval e a semana santa. Ambos são constituídos de pelo menos quatro dias longe da labuta para muitos. Vamos, então, aprender a origem e o significado de algumas palavras.
Mas, antes, você já leu a Lei n. 5.010 de 30 de maio de 1966? É nela que se indicam os feriados na Justiça Federal, incluindo nos tribunais superiores, além dos feriados civis e religiosos. Por essa lei, 11 de agosto, 1º de novembro e 8 de dezembro, por exemplo, são feriados do Judiciário.
“Feriado” é uma palavra de origem latina, que indica dia de descanso, de repouso em honra aos deuses e, posteriormente, ao Deus católico e aos santos católicos. A quarta-feira de cinzas e a semana santa são datas de origem religiosa. É a lua cheia na sexta-feira santa que determina os dias de carnaval. E “férias”? É um conjunto de “féria”, esses dias de descanso, já sem a ligação religiosa que se perdeu no tempo.
E o carnaval? Também é uma palavra que veio do latim carnem lavare, que indica a despedida do consumo de carne, que ficaria vedado durante quarenta dias, daí a palavra Quaresma.
Quer saber mais alguma coisa? Mande um e-mail para dicasdeportugues@cnj.jus.br.
Vai dar tudo certo!
Carmem Menezes
Secretaria de Comunicação Social
