
Chegamos ao último mês do ano! É hora de arrumar as gavetas! E de ver a língua portuguesa para além da fonologia, da morfologia e da sintaxe; vê-la como manifestação de cultura, meio de expansão comercial, instrumento de poder. Nesta semana, vamos tratar da língua portuguesa no mundo.
Quando pensamos na nossa língua e onde ela é falada, lembramos de dois lugares: Brasil e Portugal. Mas a presença da língua portuguesa alcança todos os continentes.
Nas Américas, está presente no Brasil, onde se manteve desde os séculos coloniais, mesmo cercada por falantes de espanhol. Em todas as Américas, só é língua oficial aqui, embora digam que, em Miami, é mais fácil encontrar alguém falando português que inglês…
Na Europa, Portugal é a fonte histórica de todos os outros falantes do planeta, e nossa língua é uma das línguas oficiais da União Europeia.
A novidade talvez seja saber que, na África e na Ásia, mesmo depois da colonização, as marcas culturais do imperialismo português permanecem.
Na África, a língua portuguesa é língua oficial em: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Em cada um desses países, várias outras línguas nacionais coexistem com a língua oficial, além de dialetos locais.
Na Ásia, nossa língua é oficial no Timor Leste. Em Macau e Goa, ainda é importante, embora venha sendo substituída por outras línguas. À época da expansão portuguesa, em pelo menos 15 regiões, a língua de comércio e das autoridades era o português.
Os países que adotam o português como língua oficial estão reunidos em uma comunidade cujos objetivos são ampliar a participação dos países no mundo, cooperar entre si e difundir a língua comum: é a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
À disposição pelo e-mail dicasdeportugues@cnj.jus.br.
Uma semana de largos horizontes!
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
