
“A espécie de felicidade de que preciso não é fazer o que quero,
mas não fazer o que não quero.”
Rousseau
Neste mês de abril, estamos estudando as normas técnicas da ABNT relacionadas a trabalhos acadêmicos. Na semana passada, tratamos da estrutura desse tipo de texto, falando sobre a NBR 14724. Nesta semana, vamos enfocar as referências bibliográficas, padronizadas pela NBR 6023.
Segundo as definições técnicas de produção de trabalhos acadêmicos, bibliografia refere-se às publicações que tratam de determinado assunto, tendo sido consultadas ou não. Já as referências bibliográficas são as publicações consultadas e citadas no trabalho acadêmico em questão.
As referências são organizadas em ordem alfabética do sobrenome do autor, escrito em caixa alta. Ficam com espaço entre linhas simples e espaço duplo entre elas. O título da publicação pode vir ou em itálico ou em negrito, segundo a escolha do autor, na ausência de manual específico da instituição de ensino superior.
Vamos ao exemplo: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil.
Ou
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil.
Depois vêm a cidade da editora, o nome da editora e o ano da publicação. Em um livro, essas informações são encontradas nas primeiras páginas ou na ficha catalográfica, que também fica no verso das primeiras páginas.
Exemplo: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
Nesses tempos de textos eletrônicos, a referência de publicações on-line pede o endereço completo entre < e > e precedido de “Disponível em:” e seguido de “Acesso em:”, com a data de acesso correspondente.
Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.
E quando a referência for de um texto de revista? O negrito ou o itálico fica no nome da revista e o título do artigo fica normal, sem aspas, como no exemplo a seguir:
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
Algumas observações pontuais:
– o subtítulo das publicações é precedido de dois-pontos e fica normal; exemplo: PASTRO, Cláudio. Arte sacra: espaço sagrado hoje. São Paulo: Loyola, 1993.
– a edição, se houver, é indicada pelo número correspondente, seguido de “ed.”: exemplo: FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.
– a palavra “editora” só aparece no nome das editoras universitárias, como EdUnB, Edusp.
– quando a publicação pertence a uma série ou coleção, essa informação vem entre parênteses; exemplo: CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1994. 95 p. (Princípios, 243).
– quando duas publicações do mesmo autor são citadas, a partir da segunda, um traço substitui o nome do autor; exemplo:
FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943. 2 v.
______ . Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936.
A leitura da versão integral da NBR 6023 pode ajudar muito você, em caso de dúvida.
Se quiser saber mais, perguntar, esclarecer, o e-mail está à disposição!
Quer treinar? Faça a referência de um livro da sua mesa de trabalho, da sua sala, da sua aula, e mande-a para dicasdeportugues@cnj.jus.br.
Uma linda semana!
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
