Salve! Um ano novinho em folha está aqui, à nossa frente, pronto para ser ocupado com atividades bacanas, estudos interessantes, desafios inéditos, trabalhos bem feitos.
Neste ano, o objetivo desta coluna é aplicar a teoria gramatical aos textos da vida real, com foco nos textos da rotina diária do CNJ.
Passaremos por vários textos da área de redação oficial: ofício, portaria, resolução, ata, instrução normativa, relatório, voto. Se, na sua rotina, há algum tipo de texto que não foi citado aqui, por favor, indique-o pelo e-mail dicasdeportugues@cnj.jus.br. Cada um deles será discutido sempre na primeira terça-feira do mês.
Na segunda semana, o assunto será a palavra, quando o foco volta-se para algo de ortografia, expressões em latim, uso de maiúsculas e minúsculas, uso do hífen e abreviaturas, homófonos e homógrafos, parônimos, verbos irregulares, preposições, verbos modalizadores, gerundismo.
Quando a terceira semana do mês chegar, o assunto, durante este ano de 2014, será a sintaxe: concordância, vírgula, próclise, regência, voz passiva, preposição antes de pronome relativo, emprego do acento grave, sintaxe de colocação, análise de orações. Esses tópicos da sintaxe sempre estarão relacionados ao tipo de texto que abre o mês e que será o balizamento das conversas daquele período.
O mês será fechado com exercícios: na quarta semana, é hora de pôr em prática aquilo de que se tratou nas três semanas anteriores. Mais uma vez, sua sugestão é bem-vinda e pode envolver, por exemplo, provas de concurso público relacionadas aos assuntos que estão sendo discutidos.
Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social
