Na semana passada, você conheceu algumas expressões em latim que podem fazer parte do seu dia a dia; na semana anterior, tratamos de textos argumentativos. Nesta semana, o foco volta-se para uma estrutura sintática bem sofisticada: oração relativa precedida por preposição. O que é isso?
De duas orações 1 e 2,
1) A casa de Maria é branca.
2) A casa de Maria foi destruída no incêndio.,
é possível formar uma só, 3:
3) A casa de Maria que é branca foi destruída no incêndio.
A oração 3 é formada com a inclusão do pronome relativo “que”. As crianças, conforme vão ampliando o repertório linguístico, passam a incluir nele essas estruturas complexas que evitam, por exemplo, repetição de palavras.
Então, de 4 e 5,
4) João referiu-se a esse assunto.
5) O assunto é muito importante.,
é possível formar 6:
6) O assunto a que João fez referência é muito importante.
Você viu a preposição “a” antes do pronome relativo “que”? De onde veio? Da regência da forma verbal “referiu-se”. Essa preposição é obrigatória e é o assunto desta semana!
Reconhecer a obrigatoriedade dessa preposição é um dos últimos estágios do processo de apropriação da língua portuguesa padrão. Exige treino e percepção linguística. Vamos a outros exemplos:
a) O assunto de que trataremos na reunião é delicado.
b) O programa de TV a que assisti foi incrível.
c) Os pratos de que mais gosto são fricassê e lasanha.
d) As perguntas a que respondi foram bem formuladas.
Veja que, para haver preposição antes do pronome relativo, necessariamente deve haver um verbo transitivo indireto na oração relativa, também conhecida como oração adjetiva. A preposição é exatamente a mesma regida pelo verbo.
Como você faz para se apropriar dessa estrutura linguística complexa? Treina para encontrar as orações adjetivas; nelas, os verbos; dos verbos, a transitividade e a regência. E aí é só conferir se a preposição está no lugar dela: antes do pronome relativo. Vamos fazer isso com a oração “As perguntas a que respondi foram bem formuladas”:
– oração adjetiva: “a que respondi”;
– verbo: “responder”;
– transitividade: indireta, rege preposição “a”.
Dúvidas? Pergunte pelo dicasdeportugues@cnj.jus.br.
Uma semana com muitos gols!
Carmem Menezes
Revisora de Textos da Secretaria de Comunicação Social
