Pronomes Relativos

Maturidade Linguística

 

 

Ao continuar nossa viagem pelo mundo dos pronomes, vamos visitar a estação dos pronomes relativos. Relativo é a palavra que, vindo em uma oração, se refere a termo de outra. São eles: “o qual, que, quem, cujo”.

 

O primeiro deles – “o qual” – concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere e traz clareza ao período, como em “Uma herança honrada de avós, a qual era preciso salvar”, em que está clara a referência a “herança”.

O pronome “que” sempre abre uma oração e tanto pode ser sujeito ou complemento do verbo. Passa a ser usado pelos falantes conforme vai aumentando o domínio da textualidade, o que evidencia maturidade linguística. Assim, crianças de 8, 9 anos de idade escrevem: “A menina era muito bonita. Ela tinha uma mochila rosa”. Se forem devidamente conduzidas por seus professores, devem ser capazes de escrever “A menina que tinha uma mochila rosa era mito bonita”.

Outro pronome que indica domínio das possibilidades de construção do texto é “cujo”, que sempre indica posse: “A parece cuja pintura se estragou foi refeita”. No dia a dia, um texto como “O programa, que tem como objetivo desenvolver novas habilidades, foi um sucesso” pode ser reescrito assim: “O programa, cujo objetivo é desenvolver novas habilidades, foi um sucesso”. Importante lembrar que depois desse pronome não cabe artigo.

E, por fim, “quem” refere-se sempre a pessoas, e o verbo fica na terceira pessoa, mesmo quando o antecedente é de primeira pessoa, como em “Sou eu quem fez esse trabalho” ou “Foi João quem venceu”.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma pergunta? Sempre à disposição pelo e-mail dicasdeportgues@cnj.jus.br.

 

Uma semana top!

 

 

Carmem Menezes

Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social