Sintaxe de colocação – Sujeito-verbo-complemento

You are currently viewing Sintaxe de colocação – Sujeito-verbo-complemento

dicas

Neste mês de outubro, às portas do final de 2015, vamos falar sobre sintaxe de colocação, ou seja, a ordem ou a disposição dos termos na oração e das orações no período. A colocação segue algumas regras específicas que perfazem a natureza da nossa língua e servem para diferenciá-la de outras línguas. Além disso, a sintaxe de colocação é um dos parâmetros da língua que podem sofrer mudanças através dos tempos.

Podemos falar de colocação de sujeito, verbo e complemento; de adjetivos e advérbios; de pronomes; de orações: essas são os assuntos deste mês.

Comecemos pela ordem direta na oração. A língua portuguesa é uma língua sujeito-verbo-complemento, como em “Uma saudade indizível atraía-me para o mar”. É a ordem que favorece a clareza e a referencialidade do texto, sendo a preferida no dia a dia. E existe uma tendência na língua portuguesa do Brasil a fixar essa ordem, até mesmo em contextos em que tradicionalmente haveria inversão, como, por exemplo, nas perguntas, “Que fiz eu?”.

Normalmente, vai haver alteração na ordem direta da oração sob alguns critérios, como ênfase e efetividade, clareza, eufonia e ritmo da frase. A cada ordem, é possível inferir alguma alteração de nuança da informação, como se pode ver neste exemplo a seguir, de uma oração de José de Alencar:

– Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite.

– Na cabana de Araquém já brilha o fogo, companheiro da noite.

– O fogo, companheiro da noite, já brilha na cabana de Araquém.

– Companheiro da noite, o fogo já brilha na cabana de Araquém.

– Na cabana de Araquém, o fogo, companheiro da noite, já brilha.

Algumas mudanças de ordem são marcadas pela pontuação, como em “Animal inútil, meus olhos nunca viram”, ou “Da música, todo mundo gosta”, ou “Naquele lugar, sujeira não tem vez”.

Sempre à disposição pelo e-mail dicasdeportugues@cnj.jus.br. 

 

Uma semana perfeita!

 

Carmem Menezes 

Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social