Sobre palavras invariáveis

Preposição e conjunção

Neste novo mês, vamos tratar de um grupo de palavras com características diferentes da maioria. São palavras que são invariáveis em gênero e número, não conseguem formar uma ideia de algo concreto, nem são criadas todos os dias. São classes de palavras com quantidade finita de elementos, até decoráveis. Quem se lembra de ter decorado a sequência: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sobre, sob, trás?

Essa sequência é a das preposições essenciais, ou seja, palavras que sempre ocorrem com a função de ligar palavras, nunca frases. A função de ligar frases é de outra classe de palavras: as conjunções.

Preposição e conjunção são o cimento que contribui na construção da tessitura do texto. Estabelecem entre as palavras relações hierárquicas e de sentido. Não têm referente no mundo extralinguístico, ou seja, nada há, fora do sistema da língua, que represente a palavra classificada com conjunção ou preposição.

Um dos estudos mais interessantes sobre preposição, nas gramáticas normativas, está na “Nova Gramática do Português Contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra. Vale a pena ler.

Vamos exercitar?
1. Assinale a opção correta quanto ao valor semântico das preposições nas frases abaixo.
a) Morreu de pneumonia. (doença)
b) Falava de política. (modo)
c) Morava numa casa de madeira. (matéria)
d) Veio de ônibus. (companhia)
e) Ele chegou de Lisboa. (nacionalidade)

2. (Ufac) “O que desejava… Ah! Esquecia-se. Agora se descordava da viagem que tinha feito pelo sertão, a cair de fome.” (Graciliano Ramos). A opção em que a preposição de expressa a mesma ideia que possui em “…a cair de fome” é:
a) De tanto gritar, sua voz ficou rouca.
b) De grão em grão, a galinha enche o papo.
c) De noite todos os gatos são pardos.
d) Chegaram cedo de Cruzeiro do Sul.
e) Trazia no bolso uma caneta de prata.

3. (Fameca-SP) As relações expressas pelas preposições estão corretas na sequência:
I. Saí com ela.
II. Ficaram sem um tostão.
III. Esconderam o lápis de Maria.
IV. Ela prefere viajar de navio.
V. Estudou para passar.
a) falta; companhia; posse; meio; fim
b) companhia; falta; posse; fim; meio
c) companhia; posse; falta; meio; fim
d) companhia; falta; meio; posse; fim
e) companhia; falta; posse; meio; fim

4. Com referência às opções propostas, analise-as de acordo com o código em evidência, levando em consideração o valor semântico estabelecido pelas preposições destacadas:

A – Causa
B – Posse
C – Companhia
D – Finalidade
E – Assunto
(  ) O livro do professor está emprestado aos alunos.
(  ) Fomos com os amigos ao cinema.
(  ) O animal morreu de fome.
(  ) Fizemos o trabalho sobre questões ambientais.
(   ) O cenário encontra-se ornamentado para as festividades.

5. Com referência às opções propostas, atente-se para os fragmentos poéticos, identificando a classe gramatical referente à palavra que se junta às preposições em destaque:
a – “Estou numa esquina de Copacabana, são duas horas da madrugada.” (Fernando Sabino)
b – “Teu corpo moreno
É da cor da praia.” (Manuel Bandeira)
c – “Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam sendo ocultados.” (Bernardo Élis)
(  ) da – preposição de + o artigo definido a
(  ) numa – preposição em + o artigo indefinido uma
(  ) desses – preposição de + o pronome demonstrativo esse

6.  (UFPA) No trecho: “(O Rio) não se industrializou, deixou explodir a questão social, fermentada por mais de dois milhões de favelados, e inchou, à exaustão, uma máquina administrativa que não funciona…”, a preposição a (que está contraída com o artigo a) traduz uma relação de:
a) fim
b) causa
c) concessão
d) limite
e) modo

7. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento:
a) “Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha.”
b) “Com o meu avô cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno.”
c) “Não fumava, e nenhum livro com força de me prender.”
d) “Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais.”
e) “Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu.”

Uma semana incrível!

Carmem Menezes
Revisora de Texto da Secretaria de Comunicação Social