A palavra sucesso é um exemplo de traço semântico de nuances significativas. Gradações desse traço podem ser observadas nos vocábulos arranjar, conseguir, conquistar. Descartando a ideia de que arranjar seja lido como distribuir, dispor, encontraremos nos três verbos uma ideia de sucesso, mas com nuances significantes.
Vejamos:
Ele arranjou um emprego.
Ele conseguiu um emprego.
Ele conquistou um emprego.
Arranjar e conseguir têm como sinônimos, entre outros, obter, alcançar. Conquistar tem como sinônimo submeter, subjugar, alcançar à força de trabalho.
Sobre os verbos ganhar/perder e a regência.
Ganha-se de alguém por ou de. O time branco ganhou do time verde de 4×1 ou por 4×1. Perde-se para alguém por ou de. O time verde perdeu para o time branco por 4×1 ou de 4×1.
Ainda sobre o verbo ganhar
Tinha ganho ou tinha ganhado?
A regra manda usar a forma curta com os auxiliares ser e estar ( o jogo foi ganho, o jogo estava ganho). A forma comprida tem vez com os verbos auxiliares ter e haver ( ele tinha ganhado o jogo, ele havia ganhado o jogo). Modernamente, porém, há preferência pela curtinha em todos os contextos – foi ganho, estava ganho, tinha ganho, havia ganho Não gosta? Opte pela maior.
Deusirene Amorim – Revisora
Fontes:
• AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da íngua Portuguesa. 3ª ed. São Paulo: Publifolha, 20100
• DAD, Squarise. Correio Braziliense. ed. de 1º/5/2011
