Dê cor à sua alimentação!

  • Post category:Notícias

Cada alimento exerce um determinado papel no nosso organismo e por isso o princípio da variedade é muito importante na alimentação.

Para cada cor dos alimentos são atribuídas funções específicas e, além disso, um prato colorido faz toda a diferença e fica mais atrativo!

Aprenda qual é o principal papel das cores no seu organismo e… Dê cor à sua alimentação!

Verde – para uma boa memória e crescimento.
 
Os alimentos verdes são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Ajudam no crescimento e na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na prevenção de anemias, além de fortalecer ossos e dentes. São exemplos: abacate, kiwi, limão, maxixe, pepino, pimentão verde, folhosos, entre outros.
 
Vermelho – a proteção do coração

Fontes de carotenóides, os alimentos de cor vermelha são bons para o coração e para a memória, ajudam a prevenir o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, encontrado em alguns alimentos deste grupo, contribui para a prevenção do câncer de próstata. Dentro dos alimentos de cor vermelha estão: maçã, tomate, morango, melancia, pêra vermelha, entre outros.
 
Roxo – para uma pele saudável

Os alimentos roxos contêm niacina (uma vitamina do complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, retardam o envelhecimento e previnem doenças cardíacas. São exemplos: berinjela, uva roxa, alface roxa, cebola roxa, beterraba, jabuticaba, entre outros.
 
Branco – para a produção de energia e boa circulação do sangue

Nos alimentos de cor branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides. Ambos auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.  No grupo de alimentos brancos estão: banana, graviola, cebola, alho, cará, cogumelo, inhame, cará, mandioca, couve-flor, entre outros.
 
Laranja – para a proteção do sistema de defesa do corpo

Assim como os vermelhos, os alimentos da cor laranja são fontes de carotenóides. São ricos em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. São exemplos de alimentos de cor laranja: abóbora, abacaxi, batata doce, batata inglesa, batata baroa, cenoura, entre outros.
 

* Por Jordana Queiroz Nunes Alves, estagiária de Nutrição, e Patrícia Radaelli, Nutricionista do STF

_______________________________________________________________________________________

Texto reproduzido do Supremo em Dia