Declaração Universal dos Direitos Humanos faz 64 anos

  • Post category:Notícias

A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 64 anos nesta segunda-feira (10/12). Redigida e aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, por intermédio da Resolução 217 A (III), é composta atualmente por 192 Estados-Membros.

Entretanto, os direitos abordados no documento, relacionados à liberdade, igualdade e relações amistosas entre as nações, ainda são desrespeitados por diversos países.

A Declaração surgiu após a barbárie praticada pelo nazismo, principalmente contra os judeus, e, também, ao lançamento das bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki pelos Estados Unidos, as quais mataram milhares de pessoas.

Desde então, inúmeros instrumentos, como tratados internacionais de direitos humanos, foram adotados pela comunidade internacional. Sempre com o intuito de expandir o alcance da declaração em âmbito mundial sob o monitoramento da ONU.

Hoje é celebrado, ainda, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste ano, a mobilização promovida pela ONU está focada nos direitos de todos os grupos em situação fragilizada como mulheres, jovens, pessoas portadoras de necessidades especiais, povos indígenas, pobres e marginalizados, visando dar-lhes voz na vida pública, a fim de que sejam incluídos no processo de decisão política.

Conheça a Declaração na íntegra em:

http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

 Monalisa Silva