Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao nascimento do baiano Castro Alves, conhecido até hoje como o “Poeta dos Escravos”. e no dia 21 de março é celebrado o dia Mundial da Poesia, criado na XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de Novembro de 1999, com o objetivo de promover neste dia a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia pelo mundo.
Para comemorar as duas datas, faremos um sarau virtual no CNJ. Publicaremos na Intranet de 15 a 21 de março, as poesias que mais comovem ou inspiram os membros, servidores e colaboradores do CNJ. Para isso, envie o texto com a identificação do respectivo autor para comunicacao@cnj.jus.br. Vamos manifestar nossso sentimentos em verso e prosa!
O Poeta – Romântico, Castro Alves foi conhecido pelo combate ao regime de escravidão no Brasil, no século XVIII, marcou definitivamente a sua carreira e a maneira como as pessoas o eternizaram. Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 6 de julho de 1871, com apenas 24 anos.
A Poesia – Gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa, com ritmo, versos e estrofes. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
