Dia do Leitor – um hábito para a vida

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Dia do Leitor – um hábito para a vida

“Saber ler e escrever, já entre gregos e romanos, significava possuir as bases de uma educação adequada para a vida, educação essa que visava não só ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais, como das aptidões físicas: possibilitando ao cidadão integrar- se efetivamente à sociedade, no caso à dos senhores, dos homens livres”. 
(Maria Helena Martins)

 

No dia 7 de janeiro, comemora-se, no Brasil, o Dia do Leitor, data do aniversário do jornal cearense “O Povo”, fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. 

Por meio da leitura, o indivíduo se torna capaz de compreender o significado das inúmeras vozes que se manifestam no debate social, tomando consciência de seus direitos. Ler é reformular significados, estimular o pensamento, criatividade e memória, enriquecer o vocabulário, dinamizar o raciocínio e a interpretação, bem como obter conhecimento.  A leitura é posta como prática na compreensão do mundo no qual estamos inseridos.

 

Rosana Liberado, editora da Coordenadoria de Imprensa, conta que atualmente está lendo Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, e que acompanha ainda O Globo e a Folha. Segundo ela, a leitura é um hábito que adquirimos desde a infância e, por isso, vem incutindo esse costume nos sobrinhos-netos que começaram a ganhar livros de presente. 

Andréa Brandão, da Seção de Passagens e Diárias, afirma gostar de ler. “Procuro ler Veja, Época, IstoÉ, Correio Braziliense, revistas de viagens e de casa. Atualmente minha vida está corrida e quase não tenho tempo pra nada, mas a única coisa que não abro mão é da Bíblia”. 

No mês passado, Wagner Lucena, da Seção de Banco e de Administração de Dados, leu o livro 1822 de Laurentino Gomes. “Achei bem interessante e dá uma visão do que de fato ocorreu na Independência do Brasil e dos fatos históricos da época que contribuíram ou foram afetados por ele. Já havia lido 1808 e estou agendando, para leitura, 1889. Ele também fala de biografias: “Li a biografia de Steve Jobs (Walter Isaacson) e achei muito interessante. Despertou em mim a vontade de conhecer outras biografias como Nelson Mandela e Getúlio Vargas”. 

Atualmente, no Brasil, existem 41 Clubes de Leitura em 11 cidades brasileiras com uma média de 12 pessoas em cada um. Eles contribuem não só para a consolidação de um mercado editorial forte, mas também na formação de um amplo público leitor, além de ser uma oportunidade para discussão de leituras dos mais diversos títulos. Todas as formas de leitura estão sendo cada vez mais incentivadas, visto que o brasileiro em idade escolar lê, em média, 3,7 livros por ano e que essa média cai após o término dos estudos, como mostra a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. 

Fazer uma leitura é muito mais do que simplesmente ler um artigo de revista, um livro, ou um jornal. Ler configura uma necessidade de participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo por meio das palavras, além do fato de que, ao final de cada leitura, enriquecemo-nos com novas ideias e experiências. Vamos ler mais! 

 

Comunicação Institucional