Natal e o Réveillon são comemorações muito aguardadas o ano todo: são datas muito especiais para muitas pessoas: o natal simboliza o nascimento de Jesus, e no réveillon se comemora a chegada do ano novo.
Nessa época do ano, com tantas comemorações, os gastos tendem a aumentar ainda mais, o que faz que diversas pessoas comecem o novo ano cheias de dívidas. É comum gastar com presentes, supermercado, enfeites, roupas, enfim, os gastos são tantos que fazem que muitos não se controlem e gastem mais do que deveriam. Veja algumas dicas para curtir o fim de ano sem ficar endividado:
1 – Para que você não entre no ano novo endividado, a primeira dica é quitar todas as suas dívidas atuais, isto é, aquelas pequenas coisas que costumamos ficar devendo no mercado onde temos conta, em lojinhas de roupa, enfim.
2 – A próxima dica é anotar todas as suas despesas extras, como os impostos, IPTU, IPVA, compra de material escolar, entre outras. Depois que estiver com todos os dados levantados, verifique qual valor sobrará para você gastar nas festas natalinas. Esse dinheiro será a única quantidade que você poderá gastar! O ideal é deixar o cartão de credito de lado e usar somente o que se tem no momento da compra.
3 – A terceira dica é para economizar nos presentes. Essa é uma época onde adoramos presentear aquelas pessoas de que gostamos, por isso é preciso que se planeje o valor máximo que poderá ser gasto em presentes. Opte por presentes de baixo custo, como algumas lembrancinhas.
4 – A quarta dica é organizar um amigo secreto. Essa é uma brincadeira superdivertida em que todas as pessoas vão receber presentes e, assim, você não terá de gastar muito para presentear a todos.
5 – A quinta dica é não deixar para comprar tudo em cima da hora, pois, conforme o natal vai se aproximando, muitas lojas costumam inflacionar os preços, o que fará que você acabe gastando ainda mais.
6 – A sexta dica é se organizar em relação à ceia. Como nos dias de hoje tudo o que compramos possui um valor absurdo, o ideal seria conversar com todos os convidados que pretendem comemorar a ceia de natal com você e montar uma lista com tudo o que você vai gastar para fazer os pratos e até as sobremesas. Depois que a lista estiver montada, divida os ingredientes entre os convidados ou veja qual será o valor total para comprar tudo e assim divida o valor pelo número de pessoas. Dessa forma, todos vão colaborar e ter uma ceia farta.
7 – A sétima e última dica é economizar no supermercado. A maioria das pessoas gosta de montar uma linda cesta de frutas nessas ceias, então use e abuse das frutas da estação que contam com preços mais baixos. Faça uma mesa de frutas bem colorida que dará todo o diferencial para a sua ceia.
Todas essas dicas sobre as compras de natal são fáceis de serem seguidas e, assim, você poderá passar o fim de ano celebrando e economizando.
Fonte: www.temdicas.com, com adaptações.
