Ao avaliar o destaque que os projetos têm na promoção de mudanças necessárias ao alcance de nossa visão de futuro, o Departamento de Gestão Estratégica (DGE), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), propõe ações de conscientização sobre a importância do gerenciamento de projetos. Uma delas chama-se “GPDicas – Dicas para simplificar projetos”. Trata-se do envio de dois textos curtos por mês a todos os colaboradores do Conselho, o que totalizará 22 dicas até o final do ano, as quais facilitarão a construção e a implementação de projetos e serão também um canal de contato para que dúvidas e sugestões possam ser abordadas. Para falar dessa novidade e de outras ações da DGE, entrevistamos o diretor Ivan Bonifácio e o analista da Seção de Gerenciamento de Projetos e criador do GPDicas, Felipe Araújo. Confira:

O diretor do Departamento de Gestão Estratégica, Ivan Bonifácio, e o analista da seção de gerenciamento de projetos, Felipe Araújo apresentam o projeto. Foto: Rosi May / Agência CNJ de Notícias
Portal da Intranet: Como o setor identificou a necessidade de criar o GPDicas? E qual é a expectativa que vocês têm em relação à publicação das dicas?
Felipe Araújo – O GPDicas surgiu como uma ferramenta para facilitar e aprimorar a gestão de ações desenvolvidas e coordenadas pelo CNJ. O Gerenciamento de Projetos pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto, tanto no âmbito pessoal quanto no organizacional, independentemente do seu grau de complexidade. A ideia de concepção do GPDicas surgiu para levar esse conhecimento para mais perto dos colaboradores do CNJ, utilizando-se exemplos próximos à nossa realidade e uma linguagem objetiva e clara.
PI: Qual a principal função do GPDicas e do canal de contato?
FA – Com o GPDicas esperamos despertar o interesse dos colegas em aprofundar seus conhecimentos em gerenciamento de projetos e abrir um canal para que possam tirar dúvidas relacionadas à área. A publicação será quinzenal, sendo que a primeira edição está programada para ser publicada no dia 3 de fevereiro. Vale ressaltar que os textos também poderão ser visualizados na página do DGE na intranet.
PI: Como o GPDicas pode aprimorar conhecimentos em áreas específicas?
FA – Para algumas publicações do GPDicas, programamos abordar o uso de ferramentas e técnicas específicas de algumas áreas do gerenciamento de projetos, como, por exemplo, a Estrutura Analítica de Projetos (EAP) na gestão de escopo e o cronograma na área de gerenciamento de tempo.
PI: Como o GPDicas facilitará a construção e implementação de projetos e que outras ações o setor deve promover para difundir suas informações?
FA – Além da publicação do GPDicas, o DGE também está finalizando a construção de uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos específica para o CNJ. O GPDicas e o e-mail de contato também servirão de apoio para disseminação da metodologia no órgão.

PI: Qual importância os projetos têm na promoção de mudanças?
FA – A estratégia direciona os caminhos que o órgão tomará para atender às novas necessidades que a sociedade nos demanda, isto é, as mudanças realizadas na organização dependem de projetos, sejam eles de baixa ou de alta complexidade. Desse modo, quanto melhor forem aplicadas as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, maiores serão as possibilidades de sucesso nesses empreendimentos.
PI: Quais ações estratégicas podem ser feitas dentro de uma organização para a sua melhoria?
FA – Existem inúmeras ações estratégicas possíveis. A estratégia indica o caminho que o órgão pretende percorrer para alcançar a sua visão de futuro. As ações estratégicas, por sua vez, estão vinculadas aos caminhos escolhidos. Por exemplo, se o órgão decide desenvolver competências nos seus colaboradores em determinada área de conhecimento, uma ação estratégica (ou um projeto) será executada para que esse objetivo seja alcançado.
Em outras palavras, a estratégia indica quais são as melhorias desejadas/necessárias para órgão e as ações/projetos estratégicos é que promoverão essas mudanças.
PI: Em quais aspectos a gestão estratégica auxilia na comunicação organizacional?
FA – Um dos trabalhos desenvolvidos pela gestão estratégica é divulgar os planos traçados, as ações realizadas e os resultados obtidos. Ao conhecer esses aspectos, os colaboradores podem propor novas ações e melhorias para aprimorar a própria estratégia, o que aumenta o sucesso das mudanças realizadas.
Para mais dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo e-mail projetos@cnj.jus.br ou pelo ramais 5303/5309.
Paulline Garcia
Comunicação Institucional CNJ
